António Costa

Por: Eduardo Costa | Jornalista, Presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

“Temos que apostar em líderes que coloquem Portugal à frente dos interesses partidários”

Claro que os portugueses devem estar orgulhosos de podermos ter mais um político português em alto cargo europeu. Desta vez chama-se António Costa. Lá atrás, chamou-se Durão Barroso, António Guterres, António Vitorino e outros. Nada importa o clube partidário a que pertencem. É um português! De certeza que o coração está no nosso país. Os decisores políticos portugueses têm assim um dos seus a quem podem recorrer para ajudar em legítimos interesses.

Não ganhamos apenas neste aspeto. Também ganhamos muito no prestígio internacional.

Há alguns anos, em reunião, em que participei como convidado, entre o Governador de São Paulo e o Embaixador do Brasil em Portugal, ouvi deste que, embora fossemos um país de menor dimensão tínhamos um elevado prestígio e influência internacionais. E com esse privilegiado estatuto várias foram as vezes em que ajudamos o Brasil. Fiquei todo orgulhoso, claro.

Naturalmente que lamento que haja dirigentes políticos portugueses a fazer campanha para António Costa não se sentar na cadeira de presidente do Conselho Europeu. Lamento eu e provavelmente a grossa maioria dos portugueses. Fico triste por haver na UE políticos portugueses que não põem o interesse do país acima das suas (legítimas) aspirações partidárias. Mostra-nos que ainda somos um país com muito para fazer na construção da democracia. Temos que apostar em líderes responsáveis que a prestigiem. Líderes que coloquem sempre Portugal à frente dos seus interesses partidários.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também