Saúde na Comunidade

Este mês na rúbrica Saúde na comunidade iremos abordar a temática da Diabetes e algumas das estratégias disponiveis para a gestão da doença.

Na área pessoal do portal SNS 24 (https://servicos.min-saude.pt/utente) existe uma ferramenta simples que permite aferir o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2, a calculadora de risco de diabetes. De acordo com o risco avaliado, poderá reforçar a necessidade de alterações no estilo de vida para a redução de risco de doença. O risco é calculado de acordo as respostas do utente a um teste, que no final define um nivel de risco (baixo, ligeiro, moderado, alto ou muito alto).

O Programa Diabetes em Movimento, dinamizado no concelho de Arouca, foi reconhecido pela Comissão Europeia em 2022 como a melhor “Best Pratice” europeia de promoção da saúde e controlo das doenças crónicas não transmissiveis. É um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção Geral da Saúde (DGS). A referenciação para o Programa é realizada pelos médicos de família, se é diabético e pretende participar articule com a sua unidade de saúde.

Este ano realizou-se em maio, na Covilhã, o I Encontro Nacional do Diabetes Movimento, promovido pela DGS, pelo Municipio da Covilhã e pela Coordenação Nacional do programa.

O Pólo de Arouca esteve representado por um grupo de doze participantes, acompanhados por alguns dos elementos da coordenação local.

 

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também