A desilusão dos turistas no São João

Por: Eduardo Costa | jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Noite de São João no Porto. Jantava num restaurante umas sardinhas assadas. Também ali estavam dois casais ingleses. Tinham no objetivo de assistir ao célebre fogo na ponte D. Luiz, na Ribeira. Eu também. Havia reservado um táxi para me levar o mais próximo possível. Os ingleses solicitaram ao restaurante que chamassem um táxi. Claro que não havia. Eles ficaram desiludidos. Não iam ver o fogo, afinal… Quando chegou o táxi que havia reservado, decidi convidá-los para seguirem nele. Ficaram confusos a princípio. Disse-lhes que tinha outras formas de chegar a tempo. Não tinha, mas o meu sacrifício era compensador: cumpria, assim, o ‘dever’ de cuidarmos de quem nos visita. Desta forma cumpria a minha missão de transmitir a ideia de que somos um povo hospitaleiro e simpático. Fazendo com que os estrangeiros se sintam bem entre nós.

Afinal, recebemos no ano passado mais de 15 milhões de turistas estrangeiros! 150% da população residente! Depois deste resultado recorde de 2022, o fôlego no turismo manteve-se nos primeiros meses deste ano. Portugal está cada vez mais apetecível aos olhos dos turistas estrangeiros que bateram um novo recorde de visitas entre janeiro e abril.

Estados Unidos e Canadá são os países que mais têm crescido nos turistas que chegam. O número de turistas brasileiros também tem crescido bastante. Portugal tem vindo a ser referido como a Califórnia (dos E.U.).

Com o turismo a ocupar um papel cada vez mais importante na nossa economia, cada um de nós tem o dever de tratar muito bem a fonte dos nossos rendimentos.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também