Campeonato Start Norte de Ralis regressou em agosto

Duplas da Equipa Caetano Motorsport conquistaram o 3º e 13º lugar na competição

Neste que foi o 12º Rali Município de Mesão Frio 23 a equipa Caetano Motorsport viu-se forçada a participar apenas com duas das três duplas que a compõem. Em testes que antecederam o evento, o motor Citroen Saxo acabou “por ceder” e ditar assim a ausência de Leandro Caetano que seria navegado por Helena Maia.

Nos passados dias 19 e 20 de agosto, após mais de dois meses de interregno, foi retomado o Campeonato Start Norte de Ralis. O 12º Rali Município de Mesão Frio foi a sexta das dez jornadas que se disputam na época desportiva, com um total de sete especiais de classificação e 65 participantes. Felizmente para as duas duplas dos Peugeot, este foi um rali onde a fiabilidade das máquinas esteve presente e, também por isso, conseguiram alcançar resultados bem positivos.

António Oliveira e André Gaspar entraram para a super especial inaugural de sábado com rápido andamento. Contudo, um erro de percurso fez com que terminassem o dia na 18ª posição entre os carros que pontuam para o Campeonato Start Norte. Com a motivação de recuperar o tempo perdido, durante as seis especiais de domingo imprimiram um ritmo que lhes permitiu ir subindo na tabela classificativa, e onde chegaram a colocar o Peugeot 205 GTI com tempos entre os 10 mais rápidos. No final do rali, atingiram o 13º lugar no campeonato e 5º no seu grupo (X2).

Tiago Caetano e Luís Boiça fizeram uma prova de elevado nível. Fruto de alterações significativas na afinação da suspensão e travagem, a equipa foi capaz de colocar na estrada um Peugeot 206 RC mais previsível e melhorado dinamicamente.

Na super especial noturna e citadina, apesar de todas as cautelas a que este tipo de percurso obriga, carimbaram desde logo a sua candidatura ao pódio. No dia seguinte mantiveram-se no ritmo dos mais rápidos e venceram todas as classificativas entre os veículos do mesmo grupo.

Na primeira das três secções de domingo, subiram ao 3º lugar nas contas do campeonato que, ao longo da segunda seção foi perdido devido à rentabilização excessiva de pneus. Atacaram a terceira e última seção com pneus novos e cumpriram o objetivo de recuperar o lugar no pódio.

Desta feita, com o foco exclusivo na pilotagem, foram os vencedores do grupo X2 e alcançaram o 3º lugar do pódio no Campeonato Start Norte de Ralis.

A próxima prova será o Rali de Montelongo em Fafe já nos dias 8 e 9 de setembro.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também