Município de Arouca promove campanha de sensibilização para esterilização de animais de companhia

A Câmara Municipal de Arouca, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, acaba de lançar uma campanha de esterilização gratuita de cães e gatos de companhia com mais de 6 meses de famílias arouquenses com baixos recursos, numa ação destinada a sensibilizar os munícipes para esta forma privilegiada de controlo da população de animais, reduzindo o número de ninhadas indesejáveis e o seu consequente abandono.

“A esterilização dos animais de companhia assume cada vez mais relevância, quer pelo bem-estar animal, quer como forma de prevenir a sobrelotação do Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria”, afirma o vereador do Ambiente e Urbanismo, António Tavares.

O número elevado de animais errantes no município, a impossibilidade do Canil Intermunicipal acolher todos os animais errantes de Arouca que fazem perigar a saúde, segurança e tranquilidade de pessoas, outros animais e bens, o facto de a não recolha de animais errantes potenciar a proliferação de cães ferias e de matilhas e de as dificuldades financeiras serem um dos principais motivos para os detentores de animais não promoverem o controlo reprodutivo dos seus animais através da esterilização cirúrgica estiveram na base do lançamento desta campanha.

A quem se destina

A esterilização de cães e gatos é comparticipada a 100% pela autarquia, o que significa que os agregados que beneficiem de uma das seguintes prestações sociais não terão qualquer custo com a iniciativa:

– Complemento solidário para Idosos;

– Rendimento Social de Inserção;

– Subsídio Social de Desemprego;

– 1.º Escalão do Abono de Família;

– Pensão Social de Invalidez;

– Pensão Social de Velhice;

– Agregado familiar tenha um rendimento anual igual ou inferior a (12 x IAS), acrescido de 50% por cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento, até ao máximo de 10.

– A campanha é limitada a 4 animais por ano por agregado familiar.

Para mais informações sobre as condições de acesso, as modalidades e execução do apoio, consulte o Regulamento de Apoio à Esterilização de Canídeos e Gatídeos.

Para se candidatar ou obter informação adicional, contacte a Câmara Municipal através do número 256 940 220 ou do email geral@cm-arouca.pt

O que é a esterilização?

A esterilização é uma intervenção cirúrgica realizada por um médico veterinário no cão/cadela ou gato/gata com o objetivo de impedir a reprodução.

Quais as vantagens da esterilização?

Evita o sobrepovoamento, ou seja, o aumento do número de ninhadas indesejadas que posteriormente levam ao abandono de animais, que ficam sujeitos a fome, doenças, maus-tratos, atropelamentos e mordeduras. É também uma forma de resolver problemas como a marcação de território e a agressividade, assim como prevenir doenças nos animais como problemas de próstata, tumores e infeções, contribuindo para uma maior esperança de vida dos cães e gatos. CMA

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também