É já no próximo sábado, a Academia Dança e Movimento leva ao centro de Arouca o espectáculo de dança em que participam bailarinos de todas as idades

O Arouca a Dançar 2026  está quase a acontecer, faltam poucos dias para  que um dos eventos mais populares encha a Praça Brandão Vasconcelos. Sábado, dia 16 pelas 21h30 vão subir ao palco 220 bailarinos de todas as idades.

O evento Arouca a Dançar nasceu de uma iniciativa pessoal da professora Sílvia Gonçalves. Já lá vão doze anos e desde então não tem parado de crescer. O primeiro espectáculo foi em 2014 na loja de turismo, o segundo já foi na Praça “apercebemo-nos de imediato que a loja de turismo era pequena para o evento e por isso tive que pensar numa organização diferente, conseguimos o apoio logístico da Câmara que cede o espaço, o palco, luzes e som, a organização do espectáculo é minha, é da minha Academia, escolho um tema e a partir daí criam-se as coreografias” disse-nos Sílvia Gonçalves, responsável pelo evento.

Este espectáculo tão alegre e que termina com todos a dançar numa mega coreografia, surgiu num momento bastante triste da vida da professora Sílvia Gonçalves “decidi comemorar o dia da Mundial da Dança como forma de ultrapassar um momento muito triste, a morte do meu pai, sabia que tinha que reagir e lembrei-me de organizar este espectáculo. Correu bem e já vai na 12ª edição, este ano convidámos três instituições arouquenses que eu estou a preparar desde janeiro, assim vamos ter bailarinos de todas as idades”.

A  Academia de Dança e Movimento convidou a AICIA, o Patronato e a Sala Sénior para fazerem parte do espectáculo. Excepcionalmente vão ter também a participação do Rancho “As Lavradeira de Canelas” que vão representar o Norte de Portugal. O tema deste ano é Portugal as suas regiões e tradições. O ano passado foi o o Planeta Terra e os 4 elementos (terra, água, fogo e ar) do qual publicamos fotos.

Sílvia Gonçalves é natural de Arouca, tem 44 anos, terminou o Curso de Desporto e Educação Física em 2005, começou por percorrer as freguesias com aulas de dança até que decidiu criar a sua própria Academia no centro de Arouca. O evento anual, que organiza há 12 anos para comemorar o Dia Mundial da dança já faz parte da Vila, nele participam os alunos da Academia e outras instituições locais como convidadas. É um espectáculo com entrada livre e que termina com todos a dançar, no final é apresentada uma mega coreografia que permite a participação de todos, este ano vão ter a animação de “os Malucos da Concertina”.

Fotos: Academia de Dança e Movimento, evento de 2025

sobre o autor
Margarida Ferreirinha Loureiro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também