
Embora sem o cenário esplendoroso dos salões de Viena, emoldurados de arte barroca, Arouca teve o privilégio de poder saborear um pouco da música de dois famosos compositores que, nos finais do sec.XVIII enchiam os salões das grandes cidades austríacas, com a beleza sinfónica das suas composições. Referimo-nos a Wolfgang Amadeo Mozart e a Ludwig van Beethoven. Num espaço bem mais singelo do que os de Viena, mas também ele revestido de numerosas estantes contendo o espólio bibliográfico do grande investigador e estudioso arouquense que foi o bispo D.Domingos de Pinho Brandão, o vasto público que enchia a biblioteca memorial D.Domingos de Pinho Brandão teve ocasião de saborear duas obras clássicas destes compositores, nomeadamente, o Divertimento em Ré Maior de Mozart e o Concerto para piano de Beethoven, numa adaptação para quinteto de cordas, cujos intérpretes são elementos do grupo “Sinfonietta de Braga” que tem como principal objetivo a divulgação da música clássica.
Este concerto que teve lugar na tarde do domingo 10 de maio insere-se no Ciclo de Música “Ecos entre as Serras”, já na sua 3ª edição e promovido pelo Círculo Cultura e Democracia, com a colaboração da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, do Município de Arouca e do Mosteiro de Arouca, bem como o apoio da CCDR Norte. No final do Concerto, fortemente aplaudido,os presentes foram ainda brindados com uma peça extra programa de Béla Bartók, considerado um dos maiores compositores da Hungria e cuja peça foi interpretada pelo pianista Jun Booterey-Ishido, natural da Nova Zelândia, lecionando piano no Conservatório de Bragança.


José Cerca

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.