
A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou, por maioria, o Orçamento Municipal para 2026 e as Grandes Opções do Plano, no valor global de 40,2 milhões de euros, o maior orçamento de sempre do concelho.
De acordo com a informação divulgada, o documento define como prioridades para 2026 a habitação, a educação, a juventude e a criação de emprego, prevendo o aproveitamento de oportunidades de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030.
Entre as opções estratégicas apontadas estão o reforço da habitação social, a implementação do projeto Vilas Jovens, a requalificação de edifícios escolares e a criação de novas áreas de acolhimento empresarial, com o objetivo de atrair investimento e gerar emprego.
O orçamento prevê ainda aposta em áreas consideradas estruturantes como água e saneamento, melhoria da rede viária, requalificação de equipamentos desportivos, reforço de infraestruturas e equipamentos de proteção civil e regeneração urbana.
No plano fiscal, o município indica que manterá o IMI no mínimo legal (0,3%), bem como o IMI familiar com descontos para agregados com filhos. Está também previsto que não seja cobrada derrama nem taxas às empresas que invistam no concelho. Para 2026, é ainda referida a inexistência de qualquer aumento de impostos.
Fonte e Foto: Município de Cinfães
Pedro Gonçalves

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.