
O Conselho Metropolitano do Porto reúne todos os meses, estão presentes os Presidentes dos 17 Municípios que integram a Área Metropolitana do Porto e da qual fazem parte os Municípios de Arouca e Vale de Cambra. A última reunião de 2025 decorreu na manha de 12 de dezembro, na cidade do Porto e tomaram posse os membros do Comissão executiva sendo que o Primeiro Secretário é Augusto Branquinho, Orlando leal e Ana Moreira Secretários Metropolitanos.
Nas reuniões os Autarcas tomam decisões que são do interesse do grupo, nesta reunião o Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, reeleito pelo partido Socialista e já no terceiro mandato, falou das dificuldades que os Municípios estão a ter com os fundos comunitários por causa das datas de execução e sugeriu que os fundos do PRR transitem para o Portugal 2030, salientando que este problema é comum a todos. O Presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes lembrou que apesar dos limites impostos pela União Europeia é sempre possível negociar datas e valores.
Câmara de Arouca diz que não tem constrangimentos na execução dos Fundos Comunitários
Pedro Duarte, presidente da Camara do Porto e presidente do Conselho Metropolitano, sugeriu a marcação de uma reunião, já para o início de janeiro com O Ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, com o objectivo de encontrar a melhor solução para os Municípios aproveitarem os fundos comunitários, até porque alguns foram eleitos recentemente, em Outubro passado, e ainda não tiveram tempo de organizar as candidaturas.
Margarida Belém, Presidente da Câmara de Arouca, disse ao Discurso Directo que não está a ter qualquer constrangimento com o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência, um programa nacional de Portugal até 2026, financiado pela a União Europeia para impulsionar a economia pós-pandemia.

Foto: Andrea Azevedo | AMP

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.