Pela terceira vez em ano e meio, os madeirenses foram chamados às urnas mas, apesar da megaoperação e das suspeitas que recaíram sobre Miguel Albuquerque e do seu Governo Regional, o povo da Madeira voltou a dar-lhe um voto de confiança.
Faltando apenas um deputado para a maioria absoluta (o qual poderá ser “repescado”, caso o PSD garanta uma mais que provável coligação com o deputado único eleito pelo CDS), o PSD venceu as eleições regionais com 43,43% dos votos, elegendo 23 deputados, mais quatro que nas eleições anteriores. A maioria absoluta, ou seja, a eleição de 24 deputados, esteve à distância de apenas 300 votos.
O PS foi o grande derrotado da noite, na medida em que perdeu o segundo lugar para o JPP (Juntos Pelo Povo). Este último conquistou mais dois deputados, ao passo que os socialistas perderam três. Também o Chega, a CDU e o PAN perderam um deputado, com o último dos partidos agora referidos a deixar de ter presença no Parlamento madeirense.
A taxa de abstenção caiu, porém, manteve-se nuns elevadíssimos 44,02%, o que quer dizer que apenas 142.960 dos 255.380 eleitores inscritos votaram, segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SG-MAI).
Miguel Albuquerque, que governa a Madeira há 10 anos (desde 2015), destacou o que considerou ser uma grande vitória. “O PSD ganhou em dez dos onze concelhos e em 50 das 54 freguesias da Madeira. Subimos mais 13 mil votos e tivemos a maior votação de sempre no PSD Madeira desde que eu assumi a liderança”, referiu. Para além de salutar a vitória dos sociais-democratas, Albuquerque salientou a “demonstração do rumo que o povo madeirense quer prosseguir e é uma clara derrota da coligação de esquerda e da agenda de maledicência que imperou”.
Luís Montenegro, líder do PSD, mostrou-se “muito satisfeito” com o desfecho da votação, considerando que “o povo madeirense provou, uma vez mais, a sua paciência para resolver nas urnas aquilo que os políticos não foram capazes de resolver na Assembleia”. Já Pedro Nuno Santos, do PS, reconheceu a derrota do seu partido, mas afirmou que não é possível tirar qualquer ilação dessas eleições, na medida em que “o Partido Socialista nunca ganhou umas eleições na Madeira e é o partido que mais eleições ganhou no país”.
Texto: Simão Duarte
Fonte: RTP
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.