FC Arouca roubou pontos ao líder Sporting (2-2)

Em jogo repleto de momentos caricatos e quentes, o FCA confirmou que está em elevadíssimo momento de forma

Na deslocação a Alvalade para defrontar o líder e campeão em título Sporting, o FC Arouca confirmou o seu momento de forma e roubou pontos ao líder da Liga. 2-2 foi o resultado final de um encontro que teve de tudo, tanto de bom como de mau.

Em relação ao último jogo para a Liga, Rui Borges lançou St.Juste e o goleador Gyokeres para os lugares do castigado Diomande e de Harder. Já no lado arouquense, Vasco Seabra manteve os mesmos titulares e suplentes.

O encontro arrancou o FCA a sair a jogar, num arranque tranquilo, mas que rapidamente teve um momento surreal. Ao minuto 8, St.Juste mediu mal a força num passe atrasado para Rui Silva, enviando-o com demasiada força, e o guardião, com o seu pé fraco e em rotação, tentou evitar o autogolo, mas não conseguiu.

Foi decididamente dos autogolos mais caricatos alguma vez vistos. St.Juste foi substituído de seguida, mas não foi o único: o azar voltou a bater à porta do Sporting e Bragança lesionou-se, tendo sido substituído por Harder. Seria mesmo o jovem avançado dinamarquês a marcar o golo leonino pouco depois de entrar. Após esta série de momentos e de pausas da reta inicial, daí em diante ambas as equipas bateram-se de igual para igual: o Sporting tinha mais bola e mantinha-se próximo da área arouquense, mas a equipa de terras de Santa Mafalda não se inibiu de atacar quando podia e com qualidade. Após as ameaças de Gyokeres e Hjulmand, o FC Arouca voltou a ter uma chance flagrante ao minuto 39, quando Henrique Araújo cabeceou à trave e, na sequência, Sylla atirou um foguete para boa defesa de Rui Silva.

Na reta final do primeiro tempo, a confusão no lado sportinguista voltou: ao minuto 44, Pablo chutou contra a mão de João Simões e os jogadores do FC Arouca pediram penálti. Miguel Nogueira ouviu o VAR e apenas assinalou pontapé de canto, numa decisão que deixou várias dúvidas. Coincidentemente, na sequência desse canto, Hjulmand “perdeu a cabeça”, puxando ostensivamente Henrique Araújo dentro da área. Inicialmente, Miguel Nogueira parou o jogo para a assistência médica ao avançado mas, chamado pelo VAR para analisar a sua decisão, alterou-a e assinalou penálti. Na cobrança, o próprio Henrique finalizou com sucesso. Rui Silva adivinhou o lado, mas a bola foi alta. Apesar de todos os lances polémicos, e que levaram ao prolongar do tempo adicional mínimo de compensação, o primeiro tempo ficou marcado pela boa disputa entre ambas as equipas, na qual os arouquenses saíram por cima.

Após todo o frenesim do primeiro tempo, naturalmente, a segunda parte iniciou-se com mais calma, onde o Sporting foi tendo mais bola, mas sem que isso se traduzisse em oportunidades. Bem pelo contrário, a primeira chance de muito perigo do 2º tempo pertenceu a Trezza, que aos 58’, numa transição, viu Rui Silva negar-lhe o golo.

À hora de jogo, Vasco Seabra lançou para campo os primeiros suplentes (um deles Loum, para solidificar o centro da defesa) e o Sporting perdeu o seu capitão. Hjulmand, aos 62’, viu segundo amarelo, após falta sobre Fukui e reduziu os leões a 10 homens. No livre, Jason desferiu um grande remate, negado apenas por intervenção ainda melhor do guardião leonino. Quatro minutos depois, Fukui conduziu um contra-ataque e concluiu-o, com um remate forte para nova intervenção de Rui Silva.

Perto do quarto de hora final, e contra a corrente de jogo, o Sporting voltou a empatar a partida. Num lance iniciado na faixa direita, a bola foi colocada no centro da área, onde Trincão meteu a bola no fundo das redes. Ambas as equipas, desse momento em diante, foi o líder da Liga a procurar assumir as rédeas do jogo, mas ambas as equipas não estavam a conseguir concluir devidamente os seus ataques. A reta final foi de fazer os adeptos das duas equipas levar as mãos à cabeça: Pedro Santos, aos 89, foi colocado na cara do golo, mas não conseguiu rematar à baliza. Na resposta, tanto Harder como Gyokeres estiveram muitíssimo perto de fazer golo, com duas chances que passaram a rasar o poste esquerdo. Pouco depois, Mansilla recuperou a bola já perto da área adversária, entrou a driblar na área e Jason, na cara de Rui Silva, viu o guardião negar-lhe o golo.

Resultado agridoce para ambas as equipas, que de tudo fizeram para terminar com a vantagem, mas principalmente para o FC Arouca, que esteve bem perto de vencer o líder pela primeira vez na casa dos leões.

Com este empate, o FCA somou 24 pontos e, mantendo-se na sua melhor fase e sem perder no ano civil de 2025 (7 jogos, contando com o último de 2024), prepara-se agora para dupla jornada no Estádio Municipal de Arouca, recebendo Farense e Porto. Já o Sporting, que pode perder a liderança para o Benfica, vai na próxima jornada ao terreno do AFS.

Tempo de compensação: 4 minutos na primeira parte, 5 na segunda.

Suplentes Sporting:

Israel(GR), Esgaio, Debast, E.Quaresma(DF), Alexandre.B, M.Mendonça(MD), Harder, Biel. A.Moreira(AT)

Suplentes Arouca:

Valido(GR), A.Pinto, M.Rocha(DF), P.Santos, Loum(MD), Puche, D.Nandín, Mansilla, Jason(AT)

Ficaram de fora Galovic (lesão), P.Moreira, Danté, Vinarcik, Yalçin (opção)

Substituições Sporting:

11 – Saiu St.Juste, entrou Debast

14 – Saiu D.Bragança, entrou Harder

85 – Saíram J.Simões e Fresneda, entraram Alexandre.B e Biel

 

Substituições Arouca:

Intervalo – Saiu H.Araújo, entrou Nandín

60 – Saíram Trezza e Pablo, entraram Jason e Loum

79 – Saiu D.Simão, entrou P.Santos

82 – Saiu Sylla, entrou Mansilla

Arbitragem:

Miguel Nogueira, Paulo.B, Nuno.P e José.R. No VAR, Fábio Melo e Sérgio.J

Disciplina Sporting:

Cartão amarelo a Hjulmand (45+1 e 62), Quenda (69)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a D.Simão (78), Mantl (90+2)

Onzes iniciais de Sporting CP e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: FC Arouca

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também