FC Arouca não anulou o poderio do Sporting (0-3)

Muralha defensiva arouquense foi-se ressentindo com o tempo e os golos

O Municipal de Arouca praticamente cheio acolheu o primeiro jogo da jornada 5 entre FC Arouca e Sporting: o favoritismo confirmou-se e os leões venceram por 0-3.

Relativamente ao último jogo, Gonzalo García operou 5 mudanças no onze inicial, substituindo Matías Rocha, Weverson, Cristo (que entretanto saiu), Sylla e Henrique Araújo por Fontán, Marozau, Fukui (subindo-o no terreno) e os estreantes Loum e Danté. Em mesmo número foram as trocas de Rúben Amorim no Sporting: Kovacevic (lesionado), Geny Catamo, Morita, Diomande e E.Quaresma substituídos por Israel, Debast, M.Reis, Bragança e N.Santos.

Ao contrário do que era esperado, quem registou a primeira oportunidade de perigo foi o Arouca, quando Jason, nos primeiros segundos, ficou na cara do golo, mas não conseguiu rematar à baliza. Contudo, daí em diante, o Sporting dominou e, com a qualidade das suas dinâmicas ofensivas, encostou os arouquenses à parede. Apesar da marcação atenta e aguerrida da defensiva dos Lobos de Arouca, Viktor Gyokeres foi uma ameaça constante. Quando o goleador sueco não rematava, arrastava marcações ou servia os companheiros de ataque. Neste jogo, Gonzalo García montou uma linha de 5 na defesa, com Loum a baixar para terceiro central.

No período inicial da primeira parte, esta muralha foi intercetando os remates de Trincão (aos 6 e 13 mins), Gyokeres (3 e 20’) e Quenda (17’), até que o ataque leonino encontrou o buraco da fechadura. Corria o minuto 24 quando, na sequência de uma combinação na direita do ataque forasteiro, Trincão entrou na área, ganhou o ressalto a Fontán e serviu Pote, que apareceu nas costas de Lamba (sem que este o visse) para inaugurar o marcador. Até ao intervalo, o Arouca pouco ou nada conseguiu produzir ofensivamente, tendo várias dificuldades em passar do meio campo, excetuando no período já bem perto do intervalo. Pelo contrário, o Sporting somou oportunidades (8), mas todas sem sucesso.

O treinador do Arouca trocou dois homens ao intervalo, mas o jogo manteve a sua toada, pois aos dois minutos do segundo tempo, Inácio cabeceou para boa defesa de Mantl. Dentro do pouco que a equipa de terras de Santa Mafalda ia podendo fazer, Fukui colocou Trezza nas costas da defesa ao minuto 50, mas o uruguaio, com o pé fraco, atirou para boa defesa de Franco Israel.

A meio da segunda parte, o VAR esteve interventivo. Primeiramente, anulou um auto-golo de Loum, devido a fora de jogo de Nuno Santos. Pouco tempo depois, deu um penálti ao Sporting, por mão de Fukui (num lance extremamente duvidoso, cujas imagens televisivas não foram esclarecedoras, e que mereceu críticas). Chamado à cobrança, Gyokeres não vacilou, atirou com muita força e mostrou que continua de pé quente (8 golos!).

Os arouquenses ressentiram-se muito após o golo anulado e o confirmado, algo que os leões aproveitaram para continuar por cima e dilatar a vantagem ao minuto 80, quando Trincão arrancou com espaço, entrou na área e fez balançar as redes para o 0-3 final.

Com este resultado, o FC Arouca encontra-se provisoriamente em 14º lugar e prepara-se para visitar o Farense. Já o Sporting mantém-se em primeiro e irá jogar, a meio da semana, contra o Lille para a Liga dos Campeões.

Tempo de compensação: 1 minuto na primeira parte, 9 na segunda.

Espetadores: 4644

Suplentes Arouca:

Thiago (GR), Weverson, Popovic, Alex Pinto (DF), Pablo, P.Santos, Sylla (MD), Trezza, Yalçin (AT)

Ficaram de fora Kouassi, Quaresma, Galovic (lesão), H.Araújo, Puche, Busquets, Vitinho, M.Rocha, Valido, P.Moreira.

Suplentes Sporting:

Callai (GR), E.Quaresma, Diomande, Fresneda (DF), Araújo, Geny Catamo, Morita (MD), Edwards, Harder (AT)

Substituições Arouca:

Intervalo – Saíram Marozau e Sylla, entraram Marozau e Ivo.R

73 – Saiu Danté, entrou Yalçin

86 – Saíram David.S e Fontán, entraram P.Santos e Popovic

Substituições Sporting:

73 – Saíram N.Santos e M.Reis, entraram Geny.C e Diomande

78 – Saíram Hjulmand e Quenda, entraram Morita e Araújo

83 – Saiu Trincão, entrou Edwards

Arbitragem:

João Pinheiro, Bruno.J, Luciano.M e Fábio.M. No VAR, João Gonçalves e Ângelo.C

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Sylla (54), Fontán (60), Loum (97).

Disciplina Sporting:

Os onzes iniciais de FC Arouca e Sporting

Foto: Pedro Fontes

Texto: Simão Duarte

 

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também