FC Arouca cede empate nos descontos ao Gil Vicente (2-2)

A vitória esteve próxima, mas arouquenses sofreram dois golos em dois minutos

O FC Arouca voltou a empatar para a Liga: desta feita, os arouquenses deslocaram-se a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente, adversário com o qual nunca perderam. O feito repetiu-se, apesar da vitória ter escapado entre os dedos nos descontos.

O onze de Daniel Sousa contou com uma surpresa: Arruabarrena, habitual titular, não fez parte da ficha de jogo, sendo substituído por Thiago. Houve quem especulasse que tal se devia ao facto de o guardião uruguaio e o clube estarem a negociar contrato, contudo o mister dos Lobos de Arouca justificou a escolha como sendo uma “opção tática”. Matías Rocha também foi a jogo no lugar de Robson Bambu. Já Tozé Marreco, recém chegado ao comando técnico da equipa, repetiu o onze que levou o Gil à vitória frente ao Moreirense.

A primeira parte fica marcada pelo domínio dos Lobos de Arouca, que desde cedo tiveram bola e foram procurando entrar na área adversária. A primeira grande oportunidade surgiu à passagem do minuto 10: Mujica recuperou a bola numa saída de jogo gilista, entregou-a a Cristo que, na cara de Andrew, viu o guardião defendê-la. A bola sobrou aos saltinhos para Jason que, com a baliza vazia, não conseguiu desviá-la para o fundo das redes com o seu pé fraco. O trio atacante, juntamente com David Simão, voltaram a tentar levar perigo, mas sem o acerto habitual com a baliza. Quem teve acerto foi Murilo, do Gil, que ao minuto 44 colocou a bola no fundo da baliza, num lance em que Thiago ficou mal na fotografia. Contudo, o lance acabaria anulado por fora de jogo.

Pairava a sensação de que, mais tarde ou mais cedo, o FC Arouca iria marcar. Tal sucedeu-se assim que a segunda parte começou. Minuto 47: na sequência de um canto, Jason despeja um lindo cruzamento largo para Cristo que, solto de marcação, atirou de primeira, sem deixar a bola cair, para o 0-1. O lance ainda foi revisto por eventual fora de jogo e falta ofensiva, mas nenhum dos dois cenários se verificou. Jason voltou a ameaçar, contudo, à entrada para o quarto de hora final, a equipa da casa foi crescendo no encontro. Ao minuto 76, Depú marcou, mas foi apanhado em fora de jogo. Com a qualidade ofensiva ainda em altas, o FC Arouca voltou a marcar ao minuto 82, num lance totalmente confuso, que contou com uma defesa de Andrew, um corte em cima da linha, um remate a falhar a bola de Trezza e finalmente o remate certeiro de Cristo.

Após as substituições e a caminhar para a reta final do encontro, sentia-se alguma instabilidade na defesa arouquense, que custou caro. Touré fez o 1-2 ao minuto 94, com um bom remate cruzado. Um minuto depois, num lance em que a defensiva de Arouca se abriu por completo, Buatu fez o 2-2 final.

Com este resultado, o FC Arouca mantém-se à condição em sexto lugar, com 45 pontos. Já o Gil Vicente está em nono, com 32 pontos.

Suplentes Arouca:

Valido (GR), Galovic, Quaresma (DF), Kouassi, Busquets, Vitinho(MD) Marozau, Trezza, Lawal(AT)

Ficaram de fora Esgaio (lesionado) P.Moreira, Puche, Hamache, Bambu, Moses (opção)

Suplentes Gil Vicente:

Araújo (GR), Lipe, Zé Carlos (DF), Neto, Tiba, Wilson (MD), Touré, Miro, Depú(AT)

Substituições Arouca:

62 – Sai M.Rocha, entra Galovic

81 – Saem Jason e P.Santos, entram Trezza e Kouassi

91 – Saem Sylla e Montero, entram Busquets e Vitinho

Substituições Gil Vicente:

59 – Saem Murilo, Dominguez e Alipour, entram Touré, Neto e Miro

75 – Saem A.Pinto e Buta, entram Zé Carlos e Depú

Arbitragem:

Gustavo Correia, Inácio.P, Luís.C, Márcio.T. No VAR, Rui Costa e Nuno.M

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Milovanov (35)

Disciplina Gil Vicente:

Cartão amarelo a Dominguez (34), Neto (63) e Buatu (96)

Conferência de imprensa:

Daniel Sousa (FC Arouca) – “Perdemos o controlo emocional da partida e não o soubemos saber gerir.”

Tozé Marreco (Gil Vicente) – “A justiça do empate foi mais do que merecida por tudo o que fizemos.”

Foto: FC Arouca

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também