Proteção Civil lança alerta de perigo de incêndio rural

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil lançou hoje um aviso de perigo de incêndio rural, abrangendo o interior Norte e Centro do país.

Segundo a informação do Instituto Português do Mar da Atmosfera, espera-se tempo quento e seco para os próximos dias, “subida gradual da temperatura máxima, humidade relativa de ar inferior a 30%, durante tarde, na generalidade do território, com fraca recuperação noturna, vento forte do quadrante leste nas terras altas em especial no período noturno”. Estas condições agravam o risco de incêndio rural para muito elevado a máximo no interior Norte e Centro, Alto Alentejo e Algarve.

Nestas condições torna-se estritamente proibido “fazer queimada extensiva, queimada de amontoados, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou desinfestar em apiários, e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor”, indicou a ANEPC.

Pode acompanhar a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias em www.ipma.pt, em www.icnf.pt, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

sobre o autor
Ana Margarida Alves
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também