Amélia Rodrigues vai liderar o AEA por mais 4 anos

Recondução ocorreu a 7 de março pelo Conselho Geral

No comando do Agrupamento de Escolas de Arouca desde 9 de junho de 2020, (data em que tomou posse), Amélia Rodrigues foi reconduzida no cargo de Diretora do AEA por mais 4 anos (de quatro mandatos possíveis), a 7 de março de 2024. O ato foi concretizado pelo Conselho Geral num sufrágio, por voto secreto, de 16 votos a favor e 1 contra.

Importa referir que um Diretor pode ser reconduzido para um novo mandato sempre que o mandato anterior tiver resultado de um procedimento concursal. A decisão de recondução do diretor é tomada por maioria absoluta dos membros do Conselho Geral, em efetividade de funções. Desta forma, num Conselho Geral constituído por 21 elementos (p.ex), são necessários 11 votos favoráveis à recondução. A referida deliberação deve ser tomada até 60 dias úteis (alínea c) do artigo 87.º do Código do Procedimento Administrativo), antes do termo do mandato do diretor.

Relativamente à sua equipa Amélia Rodrigues adiantou, ao DD, que esta se mantém a mesma, ou seja, Subdiretora– Ana Isabel Jesus; Adjuntos– Helena Rodrigues, Júlio Caseiro e Carlos Rodrigues.

CAIXA

Sobre Amélia Rodrigues

É licenciada em Português e Francês via ensino, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, tendo concluído o curso em 1991. Lecionou em Vila Real, na Régua e em Portalegre, antes de vir para Arouca. Está ao serviço na Escola Secundária de Arouca, escola sede do agrupamento, desde o ano letivo de 1995/96. A partir do ano letivo de 2002/03, passou a integrar cargos nos órgãos de administração e gestão. Realizou duas pós-graduações na área da gestão escolar, designadamente, uma formação especializada em Administração Escolar (2005), e outra em “Gestão da Melhoria – Capacitação Institucional para a Melhoria do Desempenho da Educação e Formação” (2008).

Em 2015, concluiu o Mestrado em Educação, “Liderança e Clima de Escola na Perspetiva dos Professores e dos Alunos”, na área de especialização de Administração Educacional.

No dia 5 de maio de 2020, foi eleita Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, tendo tomado posse no dia 9 de junho de 2020 para um mandato de 4 anos. Este mandato “muito peculiar” teve início num período de pandemia com características “inéditas”, resultando numa experiência incomum e num desafio “acrescido”, tendo em conta a dimensão do Agrupamento.

No dia 7 de março, foi reconduzida pelo Conselho Geral para liderar o Agrupamento de Escolas de Arouca nos próximos 4 anos.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também