4540 Jovem lança jogo educativo sobre a água

Nesta quarta-feira, 27 de setembro, a 4540 Jovem apresentou o jogo de tabuleiro Hidros nas escolas-sede do Agrupamento de Escolas de Arouca e de Escariz, com o objetivo de alertar e sensibilizar para a escassez de água, no contexto das alterações climáticas.

Este evento contou com a presença de representantes das entidades coorganizadoras, designadamente da vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Cláudia Oliveira, e do Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), Jorge Cardoso.

No período da manhã, em Escariz, Jorge Cardoso apresentou aos alunos uma perspetiva global da utilização da água, fazendo uma incursão pelas ameaças, desafios e oportunidades para o futuro deste recurso. Uma sessão muito participada na qual foram abordados, entre outras, questões sobre agricultura, abastecimento de água e barragens, em Portugal e noutras zonas do mundo.

Já no período da tarde, em Arouca, decorreu uma apresentação feita pelo vereador do ambiente na Câmara Municipal de Arouca, António Carlos Duarte, que abordou a perspectiva local e partilhou a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, perante uma plateia muito interessada.

No final das apresentações, a 4540 Jovem promoveu um concurso de jogos de tabuleiro, de onde saiu um vencedor em cada Agrupamento de Escolas de Arouca. Todos os participantes receberam uma garrafa rPET (proveniente de plásticos reciclados) e uma planta autóctone oferecida pela Associação Florestal de Entre Douro e Vouga.

Hidros, um jogo sobre a água

O Hidros é composto por um tabuleiro e 25 cartas com perguntas sobre cinco temas relacionados com a qualidade, gestão consciente, tratamento e estudo da água, que permite aos jovens arouquenses adquirirem conhecimentos sobre o tema, de forma lúdica, enquanto os sensibiliza para o consumo controlado deste recurso tão fundamental à sobrevivência humana.

Para o presidente da 4540 Jovem, André Vilar, “este jogo é um instrumento pedagógico eficaz e lúdico e que chamará os jovens arouquenses para o seu papel como agentes de mudança e mobilização na procura de um mundo mais sustentável.” O dirigente sublinha ainda que os tabuleiros foram oferecidos pela empresa Camarc, empresa que tem vindo a ser parceira da 4540 Jovem.

sobre o autor
Alberto Pinho Gonçalves
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também