Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça apostas no ensino

Vale de Cambra reforçou a sua aposta na Ação Social Escolar para este novo ano letivo, num esforço para aliviar as dificuldades económicas que as famílias atualmente atravessam. Os apoios refletem-se em medidas que custaram ao município 80 mil euros.

O Presidente da Câmara, José Pinheiro, explica que “compete à Câmara Municipal definir os termos e as condições de acesso aos apoios. Estamos a viver anos de transição no que respeita à educação, e ao próprio contexto nacional e mundial, atravessamos o exigente período de transferência de competências para as autarquias, pelo que é também com redobrada atenção e exigência que trabalhamos a Educação, favorecendo condições de igualdade no acesso a recursos básicos a um percurso educativo bem-sucedido”.

Algumas das medidas que serão tomadas para o ano letivo 2023-2024 serão; oferta de fichas de trabalho e de kits de material escolar para todos os alunos do 1.º ciclo;  oferta de panamá para o pré-escolar, no âmbito de uma parceria com a Colep, Packaging, Portugal, SA; atividades de complemento curricular (visitas de estudo) no valor de 10€ para cada criança do 1.o Ciclo dos escalões A e B da ação social escolar; apoio aos alunos do 5.o ao 12.o ano de escolaridade no valor de 25 euros, destinado a despesas escolares, a carregar no cartão de cada aluno.

Também nestas medidas de apoio estará incluída a gratuitidade de transportes escolares para todos os alunos, desde o ensino básico ao secundário e bolsas de estudo para alunos do ensino secundário e superior.

Vale de Cambra também irá realizar variados projetos, em parceria com instituições locais, para apoiar as famílias de outras formas para além de medidas diretas e materiais.

A escola de Vila Chã será reaberta, após um ano de obras de requalificação para melhorar o espaço e as condições no local.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também