Hospital São Sebastião instalou sistema inovador de captação de gases anestésicos

A Baxter, empresa que criou o sistema, diz que este capta 99% dos gases anestésicos libertados para o ar

O Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, que faz parte do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga E.P.E, implementou uma solução tecnológica inovadora de captação de gases anestésicos, que impedirá a sua libertação para o meio ambiente, reduzindo assim a sua pegada de carbono.

A implementação desta tecnologia tem por base um protocolo entre o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) e a Baxter Médico Farmacêutica.

Durante procedimentos cirúrgicos, os pacientes apenas metabolizam menos de 5% dos anestésicos, o restante é exalado e permanece no ar, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa. Os coletores que se ligam aos ventiladores permitem a captura de 99% do gás anestésico.

Após os coletores ficarem cheios, estes são extraídos, esterilizados e reciclados para utilização como nova substância ativa para anestésicos.

Dulce Brito, responsável pelo Grupo de Trabalho “CHEDV – Uma instituição Hospitalar Verde” do CHEDV refere que “a utilização desta solução inovadora trará benefícios não apenas para o doente, que se refletirão na melhoria dos resultados clínicos, mas também que dará resposta aos desafios de redução de resíduos e da sustentabilidade ambiental”.

Já o Country Lead da Baxter Portugal, Filipe Granjo Paias, disse que “na Baxter trabalhamos em conjunto com os hospitais no sentido de aumentar a sua eficiência, ao mesmo tempo que desenvolvemos soluções inovadoras que permitam reduzir o impacto ambiental e contribuam para a sustentabilidade da cadeia de valor, assim como para salvar e prolongar a vida do doente”.
“A aposta na sustentabilidade dos recursos, dos procedimentos, das técnicas e dos equipamentos utilizados é uma preocupação crescente do CHEDV, tendo sido reconhecido com uma menção honrosa na categoria “Excellence Award for Green Hospitals”, na edição de 2022 do Congresso da Federação Internacional dos Hospitais (IHF – International Hospital Federation)”, acrescenta Marcos Pacheco, Diretor do Serviço de Anestesiologia do CHEDV.

Foto: CHEDV

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também