Carta Metropolitana para a Cultura aprovada pelos autarcas da Área Metropolitana do Porto

Voto sobre celebração do vigésimo ano do falecimento de Sophia de Mello Breyner adiado neste mesmo encontro

No passado dia 30 de junho, durante uma reunião do Conselho Metropolitano do Porto, foi aprovada, pelos autarcas presentes, e por unanimidade, a Carta Metropolitana para a Cultura. Também neste dia foi adiada a formalização de 2024 como ano de evocação de Sophia de Mello Breyner, devido a falta de consenso.

A aprovação desta Carta foi feita após 17 discussões públicas, entre janeiro e março, em cada município da Área metropolitana do Porto em que, segundo João Carapeto, secretário executivo da AMP, “participaram 447 pessoas que representam 200 associações, 150 cidadãos individuais e 20 empresas”.

Para 2024 era discutida a possibilidade de fazer uma evocação a Sophia de Mello Breyner, pois será o vigésimo aniversário do seu falecimento, porém Filipe Araújo questionou esta celebração porque em 2019 já foi assinalado o centenário do nascimento da escritora.

Filipe Araújo não tem problemas em celebrar a autora novamente, mas diz que “é difícil perceber” que 2024 seja “outra vez um ano dedicado à escritora” quando temos “outros centenários, outros escritores. Felizmente, acho que todos os nossos municípios “têm várias pessoas que podem ser celebradas”, acrescentou.

Os autarcas presentes decidiram adiar a votação sobre este assunto para a próxima vez que se reunirem.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também