Academia de Música de Arouca esteve em Poligny no programa “Festa da Música”

Projeto de Intercâmbio de saberes pode ser estendido a outras escolas da Comunidade Europeia

A Academia de Música de Arouca participou no programa “Festa da Música que teve lugar na cidade francesa de Poligny e que teve presente o presidente da direção da instituição Edgar Soares e outro elemento da direção pedagógica Prof. Adriano Sabença. Esta presença foi concretiza, segundo a instituição “após múltiplos contactos, interrompidos pelo surto pandémico, a convite da escola de Poligny”. Estas relações estabelecem-se entre a Academia de Arouca e a congénere de Poligny, com a qual Arouca, há cerca de 26 anos, estabeleceu um Protocolo de Geminação.

Nas reuniões de trabalho promovidas entre as partes, puderam ser abordadas as múltiplas formas de parcerias a trabalhar, com um possível intercâmbio de saberes e práticas pedagógicas e artísticas, tendo “como principal objetivo” o enriquecimento curricular, cultural e artístico dos alunos e todo o pessoal docente, das escolas do concelho, havendo ainda a considerar a possível “integração neste projeto de outras escolas da comunidade europeia, com quem a escola de Poligny, tem protocolos de geminação”, acrescentaram.

Deste encontro de trabalho, ficou também “a indubitável esperança de que também nos Planos Autárquicos, envolvidos pela “Geminação”, possam ser colhidos outros frutos para um desenvolvimento mais sustentado, a todos os níveis, entre as partes, com a troca dos múltiplos saberes feitos, a exemplo, nas áreas da educação, no setor social, na indústria e agricultura, depositando-se nos nossos políticos os nossos mais fervorosos votos de prósperos desenvolvimentos”, reforçou a Academia.

 A direção da Academia de Música de Arouca agradeceu igualmente ao “conterrâneo e bom amigo, Óscar Brandão, natural de Rossas, a residir naquela cidade de Poligny, e que foi o principal elo de ligação, Arouca/Poligny, em todo o processo inicial da “Geminação” e que também agora esteve connosco”.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também