CHEDV realiza homenagem a Paula Coutinho

Evento realiza-se no próximo domingo e relembra o primeiro ano de falecimento da antiga diretora deste centro hospitalar

No próximo domingo, 11 de junho, será o primeiro aniversário do falecimento de Paula Coutinho, e o CHEDV vai realizar um evento para a homenagear.

A iniciativa vai incluir a exibição de um filme e um ciclo de conversas dedicadas à antiga médica do Hospital, que foi percursora da Neurogenética em Portugal. O programa inclui a exibição do filme “Era Bonito Vê-la Pensar”, composto por testemunhos sobre a vida e obra de Paula Coutinho, e ainda uma conversa em torno do contributo da médica e investigadora em diferentes áreas da Neurologia.

Notas biográficas

Paula Coutinho (1941-2022) fundou o Serviço de Neurologia do novo Hospital de São Sebastião, Santa Maria da Feira, onde também foi diretora do Centro de Responsabilidade Médica. Licenciada em medicina pela FMUP, foi estagiária interna geral e complementar, especialista, assistente, chefe de clínica e de serviço no Hospital Geral de Santo António. 

Foi professora convidada de Neurologia no ICBAS entre 1979 e 1998. Integrou, desde a sua criação, a equipa de investigação da UnIGENe (Unidade de investigação Genética e Epidemiológica em Doenças Neurológicas), que se viria a instalar no IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular), hoje integrado no i3S. Enquanto investigadora, Paula Coutinho especializou-se no estudo da polineuropatia amiloidótica familiar (paramiloidose) e da doença de Machado-Joseph, que ajudou a definir como entidade clínica. A sua tese de doutoramento sobre a Doença de Machado-Joseph valeu-lhe a primeira edição do Prémio Bial, em 1993.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também