Encontro de coros de Nádia Oliveira

Decorreu no dia 3 de junho, na igreja do Mosteiro de Arouca a 14ª edição do Encontro de Coros organizado pelo Orfeão de Arouca que abriu o concerto com a interpretação de duas peças, sob a direção do seu maestro Ivo Brandão e com o acompanhamento ao piano por Miguel Brandão.

Seguidamente, atuou o centenário Orfeão de Águeda, fundado em 1916 e dirigido pelo professor Paulo José Neto e que interpretou três temas dos Beatles.

Este encontro de coros foi ainda enriquecido com a atuação do grupo ProVocal Ensemble, dirigido por César Freitas. Trata-se de um grupo, bastante jovem, nascido ainda em tempo de pandemia, não só em PROl da voz, mas também para PROvocar sentimentos e sensações no publico que os ouve. E, de facto, as peças interpretadas pela sonoridade e harmonia das suas vozes, PROvocaram uma agradável sensação de arte e beleza musicais que a voz humana, devidamente educada, consegue oferecer.

Refira-se que este grupo fez a sua primeira apresentação ao público, em 2021, ainda em período de pandemia, na escola Secundária de Arouca.

O encontro de coros terminou com a interpretação da “Missa Brevis” a cargo dos coros do Orfeão de Arouca e de Águeda, regidos por Ivo Brandão e acompanhados pela orquestra de sopros da Banda Musical de Arouca.

Refira-se que esta peça é uma missa para coro e orquestra de sopros que foi composta em 2002 em França (Alsácia), por ocasião das celebrações dos mil anos do Papa Leão IX.

Os coros e a orquestra de sopros interpretaram, em latim, as seis partes desta missa: o Kyrie, o Gloria, o Credo, o Sanctus, o Benedictus e o Agnus Dei.

Terminado o Concerto procedeu-se à entrega de lembranças aos grupos participantes. Como fundador do Orfeão de Arouca coube ao prof. Ramiro Fernandes a entrega do troféu comemorativo deste 14º encontro a todos os grupos participantes, à família de Nádia Oliveira e demais entidades que colaboraram na realização deste encontro de coros.

A encerrar o encontro, a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém congratulou-se com a realização deste evento num espaço envolvido por uma notável riqueza artística, revestida de excelentes condições acústicas e salientou a riquezxta e diversidade dos grupos intervenientes no encontro.

Texto: José Cerca

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também