Castelo de Paiva realizou uma nova edição da sua Feira Social

No passado fim de semana, Castelo de Paiva realizou mais uma edição da sua Feira Social. Isto aconteceu no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social, e foi uma iniciativa promovida pela CM, com a colaboração das IPSS locais e da CPCJ.

O objetivo do evento foi dar a conhecer, não só o trabalho realizado por entidades da área social, do território de Castelo de Paiva, mas também as dinâmicas de parcerias que vão sendo criadas.

O evento deste ano, que juntou as IPSS existentes no concelho, realizou-se no espaço do Cais de Midões, Raiva, e envolveu todos os parceiros da Rede Social para a concretização de uma jornada social que, ao longo de três dias, naquela zona ribeirinha do Douro, serviu para potenciar uma intervenção em diversas áreas de atividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência.

A feira arrancou, na tarde de sexta-feira, com uma Sessão de Abertura, que contou com a presença do presidente da CM, José Rocha, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, de Pedro Maldonado, em representação da Assembleia Municipal, e do autarca local, Joaquim Martins.

Após a abertura seguiu-se uma atuação da Academia de Música de Castelo de Paiva e a assinatura do protocolo “Aldeias de Portugal”, com palestra alusiva ao “Douro, o Xisto e a História”, que teve a presença da Eng.ª Maria Teresa Pouzada, da Associação de Turismo de Aldeia, e do Dr. João Carlos Pinho, atual coordenador da ADRIMAG. Confirmou-se, a seguir, a integração de Midões e Gondarém no circuito da Rede Nacional das Aldeias de Portugal, registando-se depois uma exibição da Academia de Dança de Castelo de Paiva PT Dance, o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame, para a saudação habitual e entrega de certificados de participação.

Durante a noite, depois da presença dos KAMUF, aconteceu uma representação teatral do Grupo Cénico de Bairros, e a participação musical do Coletivo Capela e Festa Total.

O programa para sábado iniciou-se com uma Caminhada Micas na aldeia de Midões, havendo missa e procissão na Capela de S. José. Realizou-se, mais tarde, outra edição do Festival das Sopas com a participação de 6 entidades, animado com o Grupo de Cantares da ACUP. Durante a tarde, registou-se a apresentação do livro “Aos que vieram, depois de nós”, com a participação da Academia de Música de Castelo de Paiva, Universidade sénior de Castelo de Paiva, Jardins de Infância de Sá e Oliveira do Arda, Rancho Infantil do CS do Couto Mineiro do Pejão, Projetos Micas e RIIA, bem como uma apresentação de Taekwondo e Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras.

Apesar da chuva, decorreu de igual forma um concerto com a presença das três filarmónicas do concelho (Bairros, Fornos e Mineiros do Pejão), sendo que, o programa da noite foi ainda preenchido com a realização da sexta edição do Concurso “Got Talent Castelo de Paiva 2023”, cujo objetivo principal foi potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas, vencido pelo jovem Carlos Ruby, de Sobrado.

A programação de domingo, último dia desta jornada social, foi dedicada à Feira Agrícola Especial, com Aula de Zumba e Caminhada Aldeias de Portugal (Midões e Gondarém), com atuação da Academia PT Dance e Rancho Folclórico São Tiago a Rufar, para além da realização de várias atividades de diversão e entretenimento, nomeadamente a disponibilidade de diversos insufláveis, jogos, e distribuição de pipocas e algodão-doce.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também