Menor de 14 anos desaparecida desde o início do mês do Patronato

Annybel está alegadamente em paradeiro desconhecido

No passado dia 1 de maio, uma menor de 14 anos desapareceu do patronato de Arouca. A mãe não sabe do seu paradeiro.

A jovem Annybel Santos alegadamente fugiu do Lar Infância e Juventude do Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda, de Arouca, onde se encontrava “institucionalizada injustamente” segundo a mãe, Railda Carvalho, que também apela para que os esforços de busca sejam intensificados.

A GNR está a par do sucedido e já estão a decorrer buscas pela menor no terreno, tal como informou a PJ e a PSP. A GNR também afirmou ao Diário de Aveiro, que pessoas desaparecerem desta instituição “não é incomum e que algumas regressam”.

A mãe da desaparecida afirmou ao mesmo jornal existir falta de ação por parte das autoridades, e encontra-se preocupada sobre a possibilidade de a filha fugir para a Bélgica.

Para além da alegada inação por parte da polícia, a Escola João Afonso, que a menor frequentava, e a CPCJ mantêm silencio sobre o assunto.

Annybel esteve no patronato de Arouca cerca de um mês, após uma avaliação da CPCJ de Aveiro. Um relatório foi entregue ao Ministério Público, mas a informação recolhida, os registos feitos e a saída da jovem do patronato são assuntos que se mantêm sigilosos, até mesmo da própria mãe.

A mãe queixou-se também ao DA da falta de informação, e critica as instituições por falta de segurança, e por alegadamente não terem feito nada quando Annybel foi vítima de bullying. Além disso, Railda Carvalho recusa acusações de maus tratos sobre a filha dizendo que estas são mentiras, pois, segundo a progenitora, foi a menor quem tomou a iniciativa de pedir ajuda às instituições.

Do agregado familiar da Annybel, que tem três irmãos, de 6, 9 e 10 anos de idade, fazem parte também a mãe e o seu companheiro.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também