19ª Prova de Vinhos e Petiscos de Bairros foi um sucesso

Duas dezenas de expositores marcaram presença no vento

A 19.ª Edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairro decorreu no passado dia 29 e 30 de abril no Largo de S. Lourenço. O evento é orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde.

Muitos visitantes estiveram também presentes neste certame, onde estiveram representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do vinho verde. Entre as duas dezenas de expositores, 11 eram vinicultores locais e os outros variados produtores, também se podia encontrar artesanato, gastronomia e doçaria tradicional da região da UF de Sobrado e Bairros.

A abertura do evento, na tarde de Sábado, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, e do Presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além dos autarcas e entidades convidadas, nomeadamente o deputado Rui Vilar, do Grupo Parlamentar do PSD, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

O presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, reconheceu a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo José Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando também a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa atividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

O autarca local não deixou de enaltecer a grande qualidade dos vinhos da freguesia e a fama do seu verde tinto.

Rui Vilar agradeceu o convite e mostrou-se agradado por voltar a este certame, felicitando os autarcas de Bairros pela promoção deste evento dedicado ao vinho verde, aproveitando para evidenciar o seu contentamento por ver uma nova dinâmica municipal, com obras por todo o concelho, a indústria a crescer no território e a surgirem novas unidades fabris, potenciando mais trabalho e a fixação da população.

O deputado do PSD lembrou as suas responsabilidades enquanto representante desta região no parlamento nacional, e a sua luta pela melhoria da qualidade de vida das populações, referindo-se a diversos “dossiers” que têm tido a sua empenhada intervenção, nomeadamente a questão das acessibilidades, sendo Castelo de Paiva e Arouca, os únicos concelhos do distrito de Aveiro, sem uma ligação digna ao Litoral, aos grandes eixos rodoviários e aos hospitais centrais.

Na sua intervenção, José Rocha louvou os expositores presentes e os promotores da iniciativa, considerando que este é um evento que honra a freguesia e o concelho. O presidente da Câmara Municipal lembrou a tradição que tem Castelo de Paiva, e esta freguesia de Bairros na produção de vinhos verdes, reafirmando a vontade do Executivo Municipal que lidera de continuar a lutar e a apoiar os produtores, a pugnar por esse reconhecimento, e o prestígio da Sub-Região de Paiva.

De seguida registou-se animação durante a tarde com o Grupo de Concertinas Amigos da Terra, que continuou, não só, com o DJ Bruno Falcão até às 19h00 horas, como também com a atuação da Banda Marcial de Bairros (Concerto Coral Sinfónico), a partir das 21h00, culminado na noitada da feira com a animação a cargo da Banda Nova Dança e Nel Marçal.

Já no Domingo, dia 30, o certame prosseguiu durante a tarde, com destaque para uma atuação musical protagonizada pelo Rancho Folclórico de Bairros, seguindo-se depois o grupo de Zés Pereiras “Os Amigos de Galegos” e, a partir das 15h30 houve um momento musical com a Universidade Sénior de Castelo de Paiva, que continuou até ao final da tarde com a presença da música tradicional com os “Amigos da Sexta”. Pela noite dentro desenrolou-se um bailarico popular com Toninho e DJ Bruno Falcão, que encerraram o evento.

Esta 19ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, teve o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração de diversas associações da freguesia.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também