“Nota alta” para a formação em primeiros socorros e suporte de vida

Bombeiros de Arouca também deram aula sobre meios de 1ª intervenção, dotando as funcionárias do Centro Social de Fermedo, Escariz e Mato de novos conhecimentos

A presidente do Centro Social (CS) e Cultural de Fermedo, Escariz e Mato, Elsa Martins, avaliou como «muito positiva» a formação que a instituição solicitou aos Bombeiros Voluntários de Arouca (BVA).

Concretizada em três sessões, realizadas a 15, 22 e 29 do passado mês de março, no edifício-sede, em Escariz, dotou as funcionárias de conhecimentos em “Primeiros Socorros”, “Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico” e em “Meios de 1ª Intervenção em incêndios e edifícios – Utilização de Extintores”.

Com nota de que «a formação contínua» deve estar nas preocupações e prioridades de uma casa como esta, a dirigente salientou que as colaboradoras lidam com crianças e com idosos, pessoas muitas vezes algo debilitadas, pelo que é determinante que conheçam procedimentos de primeiros socorros e de segurança.

Elsa Martins testemunhou que as funcionárias do CS também deram nota alta à formação recebida dos especialistas dos BVA, sublinhando que até recordaram alguns conhecimentos que já tiveram, mas que estavam esquecidos.

As noções básicas de Primeiros Socorros e a teoria de deteção e intervenção, por exemplo, em casos de enfarte, AVC (acidente vascular cerebral), hemorragias, quedas, ferimentos, queimaduras e outras situações marcaram a primeira sessão.

Como detetar e agir em situações de Paragem Cardiorrespiratória e de obstrução das vias respiratórias ocupou as duas horas da sessão 2 de formação, com treino prático em “bonecos” concebidos para esse efeito.

A terminar, as funcionárias e os elementos dos corpos sociais integrantes desta formação foram elucidados sobre comportamentos a ter perante casos de emergência, nomeadamente utilizar equipamentos, como extintores, e interagir com equipas de socorro que cheguem às instalações, para lidar, por exemplo, com a deflagração de um incêndio.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também