I Liga inicia com goleada do Benfica ao FC Arouca

O Benfica recebeu e bateu, ontem, o FC Arouca por 4-0, no Estádio da Luz numa partida que marcou o início da I Liga Bwin 2022/23.

Os encarnados marcaram três golos na primeira parte, e mais um na segunda realizando uma exibição que satisfez adeptos.

As águas entraram empolgadas e marcaram cedo por Gilberto e Rafa. Os dois de cabeça, e por Enzo Fernández, que mostrou o seu valor pelo segundo jogo consecutivo. Já quase no fim do primeiro tempo um jogador do Arouca foi expulso, e Rafa fez o bis, fixando o resultado em 4-0.

Após ter vencido os vice-campeões dinamarqueses com uma prestação brilhante, o treinador Roger Schmidt apostou no mesmo onze, e a equipa entrou empolgada para receber o clube arouquense.

Tinham decorrido apenas oito minutos de jogo, quando Grimaldo, após insistência, conseguiu cruzar, mesmo em cima da linha de fundo esquerda, para Gilberto que fez o primeiro golo da I Liga.

Após o primeiro ponto dos encarnados o Arouca tenta reagir, apesar de o quase 2-0 de João Mário. Os arouquenses começaram a ter mais controlo e posse de bola, todavia num lance, Gilberto cortou um cruzamento de Arsénio, sendo que a bola faz ressalto em Morato até chegar a Mujica, que estava na hora certa e no local indicado, mas remata à figura de Gilberto.

Benfica não tirou o pé do “acelerador”

Apesar da saída de João Mário por lesão, e consequente entrada de Chiquinho, o Benfica sabia que não podia perder o foco, e assim o fez. De seguida, a defesa do Arouca passou por sérios apertos sendo que os encarnados conseguiram mesmo marcar mais dois golos. O Arouca, ainda antes do intervalo, ficou reduzido a dez elementos.

Rafa fez o 2-0 já dentro da grande área, uma vez que aproveitou uma bola que sobrou de Gonçalo Ramos, de cabeça. Pouco depois, surgiu o terceiro do Benfica, Rafa foi derrubado no contra-ataque por Quaresma. Manuel Mota, após consultar o VAR, decide-se pela expulsão do defesa. Quando todos pensavam que iam para o intervalo com o 2-0 como resultado, Enzo Fernández recupera uma bola de uma jogada iniciada por Gilberto, e faz um golo esteticamente bonito de se ver. Este foi o segundo golo do argentino pelas águias, em dois jogos consecutivos.

Oportunidades de golo diminuíram

Com três golos e um homem a mais o Benfica entrou na no segundo tempo com tranquilidade e calculismo. A equipa de Roger Schmidt passava grande parte do tempo no meio campo do Arouca, mas a intensidade não se comparava às dos minutos iniciais, sendo que já não haviam as mesmas oportunidades de golo.

O treinador alemão fez alterações que não trouxeram grande inovação, nomeadamente fazendo entrar Wegl e Alexander Bah, para substituir Neres e Gonçalo Ramos, que haviam feito as delícias dos adeptos na partida frente ao Midtjylland.

Para concluir uma segunda parte com pouca adrenalina e poucas oportunidades para o Benfica, ainda houve a possibilidade de realizar mais um golo. Rafa aproveita o cruzamento de Alexander Bah e não perdoou bisando no encontro.

11 inicial Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Morato e Grimaldo; Florentino e Enzo Fernández; David Neres, João Mário e Rafa; Gonçalo Ramos.

11 inicial FC Arouca: Arruabarrena, Tiago Esgaio, João Basso, Opoku, Mateus Quaresma, Busquets, Yaw Moses, Antony, Alan Ruiz, Arsénio e Rafa Mujica.

Suplentes Benfica: Helton Leite, Vertonghen, Bah, Yaremchuk, Chiquinho, Weigl, Musa, Henrique Araújo e António Silva.

Suplentes FC Arouca: Zubas, Morlaye Sylla, Bukia, Bruno Marques, Bogdan Milovanov, Soro, Kizza, Vitinho e Rafael Fernandes.

T

11 inicial Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Morato e Grimaldo; Florentino e Enzo Fernández; David Neres, João Mário e Rafa; Gonçalo Ramos.

11 inicial FC Arouca: Arruabarrena, Tiago Esgaio, João Basso, Opoku, Mateus Quaresma, Busquets, Yaw Moses, Antony, Alan Ruiz, Arsénio e Rafa Mujica.

Suplentes do Benfica: Helton Leite, Vertonghen, Bah, Yaremchuk, Chiquinho, Weigl, Musa, Henrique Araújo e António Silva.

Suplentes do Arouca: Zubas, Morlaye Sylla, Bukia, Bruno Marques, Bogdan Milovanov, Soro, Kizza, Vitinho e Rafael Fernandes.

reinador Benfica: Roger Schmidt

Treinador FC Arouca: Armando Evangelista

Fotos: Pedro Fontes

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também