CPCJ de Vale de Cambra promove atividade com vista a celebrar os Direitos das Crianças

 Atividade foi denominada de “Estendal dos Direitos das Crianças”

Com o propósito de celebrar os Direitos das Crianças, a CPCJ de Vale de Cambra levou a cabo uma atividade que envolveu as escolas do Concelho (pré-escolar e 1.º ciclo), o comércio local (centro de Vale de Cambra), as Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal e outras instituições que colaboraram e contribuíram de forma ativa na ajuda e colaboração com a organização.

A Comissão promoveu esta campanha com o objetivo de contribuir para o aumento da consciência de todos sobre os direitos das crianças e jovens, e para desmistificar a presença da CPCJ na sociedade, que segundo a entidade ainda é adquirida como um “Bicho-Papão”.

A realização da atividade exigiu um esforço pela parte de todos os comissários da CPCJ, “sem os quais não nos teria sido possível concretizar uma operação tão ambiciosa”, referiu a instituição.

No que toca à atividade propriamente dita o primeiro passo tomado foi facultar às crianças o tema “Os Direitos das Crianças” e para o efeito foi oferecido e distribuído pelas escolas o livro “Cuida bem de mim”, da escritora Maria Inês Almeida, para que fosse abordado e trabalhado em contexto de sala de aula.

Posteriormente, foi pedido às escolas que repartissem pelas crianças peças de roupa (em cartolina), que estas decoraram usando a sua imaginação, sendo que o resultado, segundo a CPCJ, “foram autênticas obras de arte”.

O comércio local também expôs nas suas montras, a 1 de junho, os desenhos das crianças, previamente identificados, sendo que os comerciantes aderiram massivamente à iniciativa, com 143 lojas a participarem.

Em simultâneo, as Juntas de Freguesia, todas as Escolas do Concelho, a ADRIMAG, a Câmara Municipal, a Cruz Vermelha, o Centro Social de São Pedro de Castelões, a Fundação Luiz Bernardo de Almeida e a própria Comissão de Proteção de Crianças e Jovens partilharam o palco e embelezaram “lençóis” alusivos aos Direitos das Crianças, que foram afixados nas fachadas dos edifícios sede e públicos, também no dia 1 de junho.

Fotos: CPCJ Vale de Cambra

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também