Círculo Cultura e Democracia promoveu conversa digital ‘Liberdade de informação, liberdade de opinião e Democracia’

No passado sábado, 27 de março, pelas 21 horas e 15 minutos, através da plataforma Zoom, realizou-se a 5.ª Conversa Digital do Círculo Cultura e Democracia, tendo como tema “Liberdade de informação, liberdade de opinião e Democracia”.

Esta sessão contou com abordagens ao tema de Jorge Wemans, conceituado jornalista da imprensa e televisão nacionais, de José Carlos Silva e Óscar Brandão, diretores dos jornais Roda Viva e Discurso Directo, e das jornalistas Cláudia Oliveira e Cátia Cardoso, de Arouca. A moderação esteve a cargo de Jorge Gonçalves, associado do Círculo.

Num tom de conversa informal, o debate foi muito participado, com troca de impressões sobre a temática do encontro, principalmente entre os membros do painel. Jorge Wemans numa perspetiva mais geral e nacional, os representantes locais mais focados no papel e problemas da imprensa regional.

Foram alvo de discussão, entre outros, os tópicos do papel que têm, nas sociedades atuais, os órgãos de comunicação social tradicionais e o jornalismo; a sua sustentabilidade económica; as dificuldades e excessos que a pandemia trouxe; a questão da credibilidade da imprensa e instituições em geral; a competição (perdida) com as redes sociais, o empobrecimento em termos informativos e de difusão do conhecimento nestas últimas; a profusão e repetição de opiniões, com ou sem fundamento, confundindo-as com informação; a imprensa regional, as suas caraterísticas próprias, pressões que sofre, responsabilidade e importância para as comunidades locais e emigração; a dificuldade cada vez maior de acesso às fontes e a informação “filtrada” a que os jornalista acedem; o viver em Democracia, com todas as vantagens que a democratização traz e a exigência e responsabilidade que a todos coloca face ao imediatismo e rapidez de divulgação que ora prolifera.

Viver em Democracia implica confronto de opiniões. O jornalismo não é perfeito, mas a liberdade de imprensa é condição fundamental para a existência de uma sociedade democrática. Estas imperfeições não acontecem em sociedades totalitárias; a liberdade de imprensa, a liberdade de informação e de opinião, são bens preciosos que temos que preservar, que nos ajudam a evoluir, a conviver e a reforçar os nossos laços enquanto cidadãos.

Enfim, “Cidadania, Media e Liberdade em Democracia” foram o pano de fundo desta conversa ao serão. CCD

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também