Ligação entre a Sr.ª da Mó e o Gamarão pode vir a ser realidade

A ligação entre o Monte da Senhora da Mó e o Gamarão (Estrada Regional 326), na freguesia de Canelas pode vir a ser uma realidade no âmbito do projeto de requalificação do estradão existente – algo que está previsto no projeto de requalificação daquele monte. O anúncio foi feito pela Presidente da Câmara, Margarida Belém, na reunião do passado dia 7, na sequência de uma proposta do Vereador, Fernando Mendes.

Para o autarca do PSD é importante que, no momento em que se encontra em fase de elaboração um projeto paisagístico para o Monte da Sr.ª da Mó, a Câmara considere que “o mesmo só ficaria completo caso viesse a incluir um projeto de uma via que fizesse a ligação entre este local e o Gamarão”. Para si “este assunto já foi aliás falado em fóruns nas redes sociais, mas esta ideia já é muito mais antiga do que isso. Mas independentemente da origem da ideia achamos que a mesma deveria ser trazida a esta câmara como proposta e que ficasse de facto registada a nossa intenção de realizar a sua execução”.

Segundo continua a registar a respetiva ata Fernando Mendes assinala que “esta via viria a criar uma nova forma de aceder ao local tornando-a assim mais visitado. Sendo a ER326 uma das vias mais utilizadas para visitar os Passadiços do Paiva, seria fulcral um acesso imediato à Srª da Mó a partir dessa estrada. Para além do aspeto lúdico da via, esta também seria uma via que auxiliaria o local em termos de segurança, pois proporcionaria uma via de escape em caso de emergência. Aliás, a mesma via já fez parte ou fará ainda parte do plano de segurança para os dias da festa da Srª da Mó”.

Este Vereador conclui a afirmar que “esta ligação é que deveria ser o verdadeiro «corredor ecológico», servindo de tampão, facha de contenção, sendo também importante para circulação de veículos de combate aos fogos oriundos a nascente do concelho. O estradão que compõe este eixo existe e apenas seria necessário o seu alargamento em alguns pontos, estabilização da plataforma e posterior asfaltamento. Esta estrada teria uma extensão de cerca de 4,4Km, com um perfil de 6m de largura”, apresentando uma estimativa orçamental base que andaria na ordem do 400.000,00€.

Tal como referimos, Margarida Belém disse “que esta via está prevista no projeto de Requalificação da Sr.ª da Mó, na versão prévia já apresentada aos parceiros do projeto”.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também