AECA debateu tendências globais e novos mercados industriais

A Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) promoveu, no passado dia 26 de setembro, a conferência “Tendências Globais e Novos Mercados Industriais: Lições da Indústria Alimentar”, integrada na Feira das Colheitas, em Arouca. O encontro constituiu uma oportunidade para apresentar do Qualify.teca II, um projeto SIAC liderado pela AECOA e copromovido pela AECA e AEA.

O evento decorreu no âmbito do Espaço Empresarial – Transição Digital e reuniu empresários, dirigentes associativos e especialistas para debater os desafios e oportunidades da fileira dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar (ESIIA) — um setor que integra mais de 150 empresas e representa um volume de negócios superior a 284 milhões de euros.

Na sessão de abertura, Carlos Brandão, presidente da AECA, destacou o papel do projeto: “é um exemplo claro do que conseguimos quando unimos esforços: criar condições para que as nossas empresas sejam mais fortes, mais inovadoras e mais preparadas para os desafios do mercado global”, afirmou.

A apresentação do projeto Qualify.Teca 2025 (QTECA 25) esteve a cargo de António Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA, que sublinhou a importância do trabalho conjunto entre associações: “Se as nossas empresas forem mais bem-sucedidas, também nós, enquanto associações, cumprimos a nossa missão.”

A conferência contou ainda com a intervenção de Júlia Brito, da INOVA+, que apresentou a ação “Rede de Valor, Estudos de Agregação e Financiamento da Fileira”, uma das componentes centrais do QTECA. Este programa SIAC – Qualificação visa reforçar a competitividade e promover novas oportunidades de negócio, apostando em áreas estratégicas como inovação, sustentabilidade e internacionalização. O Qualify.teca II aposta em eixos fundamentais para a modernização e crescimento sustentado das PME da fileira ESIIA, entre os quais se destacam a Digitalização e Indústria 4.0, a Sustentabilidade e Economia Circular, a Literacia Financeira, a Cooperação Empresarial e a Qualificação de Recursos Humanos.

Trata-se do projeto SIAC Qualificação n.º 17635, liderado pela AECOA e copromovido pela AECA e AEA, financiado pelo programa Portugal 2030, no âmbito do COMPETE2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, com um investimento global de 687.684,43 euros, dos quais 584.531,77 euros são provenientes da União Europeia/FEDER.

Fotos: D.R

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também