
Castelo de Paiva recebe este sábado, 13 de setembro de 2025, o Vira Fest – Encontro de Projetos de Educação Musical, um evento de entrada livre que decorre entre as 11h00 e as 19h00 em vários palcos instalados junto à Academia de Música de Castelo de Paiva.
A iniciativa integra a programação final do PAMPA – Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo de Paiva, promovido pela Associação Cultural Rock’n’Cave com apoio da Direção-Geral das Artes, em parceria com o Município e outros agentes locais. Ao longo de 2024/25, o PAMPA desenvolveu residências artísticas e atividades formativas, terminando agora “em modo de celebração”.
O Vira Fest, que a Rock’n’Cave tem realizado desde 2018 em diferentes localidades e formatos, pretende promover o intercâmbio entre projetos educativos e a partilha de boas práticas no ensino da música. Em Castelo de Paiva, o programa junta showcases e concertos de projetos de educação não-formal — A Voz do Rock (Viseu), HEAD PHONE Academia de Música da Trofa, Escola do Rock Paredes de Coura e Escola Estúdio do Pejão — e de ensino formal, com a Academia de Música de Castelo de Paiva e o Conservatório de Música do Porto.
Haverá ainda uma conversa entre as organizações do Croka’s Rock (Castelo de Paiva) e do Absurda Art Fest (Arcos de Valdevez), sobre o papel dos festivais na mobilização de jovens e da comunidade. As atuações de bandas convidadas culminam com o concerto dos Copa Funda, grupo local que encerra o Vira Fest.
Desde a primeira edição, o encontro já passou por várias localidades do Norte de Portugal e da Galiza — Paredes de Coura, Vigo, Pontevedra, entre outras —, reunindo um número crescente de participantes e atividades. Mais informações estão disponíveis no website da Rock’n’Cave.
Texto: Pedro Gonçalves
Foto: CM Castelo de Paiva

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.