10 anos da campanha que culminou com o FC Arouca na Liga Europa: a histórica vitória ao SL Benfica, que levou à liderança isolada

Segunda parte da série de artigos que o Discurso Directo preparou referentes à temporada 2015/16

Depois da apresentação do plantel, é tempo de se fazer uma retrospetiva da caminhada na edição desse ano da Liga. O Discurso Directo traz-lhe um breve resumo de todas as 34 jornadas que o FCA disputou na temporada 2015/16, com ambas as voltas dividas da seguinte maneira:

Primeiro artigo (este): Jornada 1-8

Segundo artigo: Jornada 9-17 (Fim da primeira volta)

Terceiro artigo: 18-26

Quarto e último artigo: 27-34 (Fim do campeonato)

1ª Jornada – Moreirense 0-2 FC Arouca. Domingo, 16 de agosto de 2015, 17h00.

O primeiro duelo da Liga dessa época levou os arouquenses até Moreira de Cónegos. A partida começou de feição para os da casa, que podiam ter marcado ao minuto 8: Luís Carlos, na cara do golo, tentou fazer o chapéu a Bracali, mas o guardião arouquense esmerou-se e conseguiu afastar a bola. Esta sobrou para Boateng, que viu o guardião negar novamente o golo.

Depois de um primeiro tempo sem golos, graças aos guardiões e a alguma falta de finalização, na segunda parte os arouquenses resgataram os três pontos. Ao minuto 69, na sequência de um canto cobrado por Lucas Lima, a bola sobrou para Nuno Coelho, que mergulhou para cabecear a bola para o fundo das redes. Sete minutos depois, Roberto rematou para defesa incompleta de Nilson e Maurides só teve de encostar para fechar o resultado.

Onze titular: Bracali (GR), Jaílson, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, David Simão, Roberto, Ivo Rodrigues e Leandro Ribeiro.

Substituições:

63 – Saiu Leandro Ribeiro, entrou Maurides

80 – Saiu Nuno Valente, entrou Adilson Goiano

83 – Saiu Roberto, entrou Pintassilgo

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Tomás Dabó, Borja López e Nildo Petrolina.

2ª Jornada – FC Arouca 1-0 Benfica. Domingo, 23 de agosto de 2015, 19h15.

Com o Estádio Municipal de Aveiro como casa emprestada e muito bem preenchida, o FCA recebeu o bicampeão Benfica. Ao segundo minuto de jogo, e para surpresa de todos, Roberto, assistido por David Simão, colocou os arouquenses na frente do marcador. O mesmo Roberto, ao minuto 9, esteve bem próximo de dilatar a vantagem: novamente na cara de Júlio César, desta vez, foi o guarda redes do Benfica a levar a melhor.

Até final, ambas as equipas dispuseram de chances suficientes para marcar, mas o resultado nunca se alterou. Com este triunfo, o FCA tornou-se o líder isolado da Liga! Questionado acerca desse facto, Carlos Pinho teve uma reação genuína e icónica: “Líderes? Ai é? Nem sabia…”.

Onze titular: Bracali (GR), Jaílson, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, David Simão, Artur, Roberto e Ivo Rodrigues.

Substituições:

54 – Saiu David Simão, entrou Maurides

58 – Saiu Artur, entrou Adilson Goiano

75 – Saiu Roberto, entrou Tomás Dabó

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Borja López, Nildo Petrolina e Leandro Ribeiro.

3ª Jornada – Paços de Ferreira 1-1 FC Arouca. Domingo, 30 de agosto de 2015, 17h00.

Na deslocação à Capital do Móvel, o FCA entrou na partida a sofrer o seu primeiro golo da temporada. Na sequência de um canto cobrado pelo trinco Pelé ao terceiro minuto do encontro, Bruno Moreira soltou-se da marcação e cabeceou para o fundo da baliza. Os arouquenses não se inibiram e, ao minuto 34, reestabeleceram o empate. Roberto apareceu na zona esquerda da grande área e enviou a bola para o centro da mesma, onde Nuno Valente, vindo de trás, encheu o pé e marcou.

No arranque do segundo tempo, Paraíba esteve bem perto de marcar para os caseiros, mas Hugo Basto, com um corte no limite já bem próximo da linha de golo, negou o tento certeiro. Até final, ambas as equipas, mas principalmente os da casa, tiveram boas chances para marcar, mas não o conseguiram. Mesmo em igualdade pontual com Porto e Sporting, com este empate o FCA caiu para o 3º lugar.

Onze titular: Bracali (GR), Jaílson, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, David Simão, Artur, Roberto e Ivo Rodrigues.

Substituições:

32 – Saiu Artur, entrou Maurides

65 – Saiu David Simão, entrou Caio Rangel

80 – Saiu Roberto, entrou Nildo Petrolina

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Tomás Dabó, Borja López e Adilson Goiano.

4ª Jornada – FC Arouca 1-3 FC Porto. Sábado, 12 de setembro de 2015, 20h45.

No regresso a terras de Santa Mafalda, os arouquenses foram batidos pelo líder Porto, concedendo assim a sua primeira derrota da época. Os azuis e brancos entraram a todo o gás e, ao quarto de hora, inauguraram o marcador pelo recém-contratado Jesus Corona. Os comandados de Lopetegui continuaram com o pé no pedal, mas só voltaram a marcar para lá da hora de jogo. O 0-2 teve autoria de Corona, que estava no sítio certo para aproveitar uma bola que ficou a pingar na área, após Bracali esmerar-se para defender uma bomba de André André.

Aos 71’, Aboubakar, que fartou-se de tentar marcar no encontro, conseguiu deixar o seu nome na lista de marcadores. Maurides, que saltou do banco, fez ao minuto 83 o tento de honra dos arouquenses. Com a derrota, veio nova queda na tabela, desta feita para o 5º posto.

Onze titular: Bracali (GR), Jaílson, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, David Simão, Artur, Roberto e Zequinha.

Substituições:

55 – Saiu Zequinha, entrou Leandro Ribeiro

61 – Saiu Jaílson, entrou Maurides

73 – Saiu David Simão, entrou Nildo Petrolina

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Tomás Dabó, Gégé e Adilson Goiano.

5ª Jornada – União da Madeira 0-0 FC Arouca. Domingo, 20 de setembro de 2015, 16h00.

Tal como o marcador indica, nenhuma das duas equipas foi eficaz na hora da finalização. O encontro teve várias chances de parte a parte, contudo todas terminaram ou com defesa/interceção do guarda-redes ou da sua defensiva ou então seguiam para fora das quatro linhas. A melhor oportunidade dos da casa pertenceu a Rúben Andrade e Edder Farías que, no mesmo lance (21’), viram Velásquez intercetar a bola por duas vezes e, no último remate, Bracali fez uma boa defesa.

Já a dos arouquenses teve a autoria de Lucas Lima que, de livre, ao minuto 64, obrigou André Moreira a esforçar-se para negar o golo. Fruto das vitórias de Braga e Rio Ave, na jornada 5 os arouquenses caíram para o 7º lugar.

Onze titular: Bracali (GR), Jaílson, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, David Simão, Artur, Roberto e Ivo Rodrigues.

Substituições:

59 – Saiu David Simão, entrou Adilson Goiano

70 – Saiu Roberto, entrou Maurides

87 – Saiu Artur, entrou Zequinha

Suplentes não utilizados: Igor Rocha (GR), Gégé, Nildo Petrolina e Leandro Ribeiro

6ª Jornada – FC Arouca 2-2 Belenenses. Domingo, 27 de setembro de 2015, 17h00.

De regresso ao Municipal de Arouca, o duelo entre arouquenses e azuis do Restelo arrancou com um punhado de chances de parte a parte. Ao minuto 41, os visitantes inauguraram o marcador, com um remate forte de André Sousa. No segundo tempo, ao minuto 50, Luís Leal, de baliza aberta, não conseguiu colocar a bola no fundo das redes. Aos 71’, já não foi perdulário e fez mesmo o 0-2, com direito a chapéu que bateu na trave e no poste direito antes de entrar.

Caminhava-se a passos largos para o final da partida, mas a reação arouquense apareceu bem a tempo. Seis minutos depois do 0-2, Nuno Valente, de livre, contou com ajuda da barreira para fazer o 1-2. Depois de uma bomba de Artur ter sido travada pela trave aos 82’, a quatro minutos dos 90, Hugo Basto encheu o pé de bem longe e fez o 2-2 final. Com 9 pontos, o FCA manteve-se no 7º lugar.

Onze titular: Bracali (GR), Jaílson, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, Nildo Petrolina, Artur, Roberto e Ivo Rodrigues.

Substituições:

Intervalo – Saiu Nildo Petrolina, entrou Maurides

61 – Saiu Sema Velásquez, entrou Adilson Goiano

76 – Saiu Ivo Rodrigues, entrou Zequinha

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Tomás Dabó, Gégé e David Simão.

7ª Jornada – Braga 0-0 FC Arouca. Domingo, 4 de outubro de 2015, 18h00.

Terminou sem golos a deslocação a Braga. Nos primeiros minutos do primeiro tempo, os arouquenses protestaram por uma grande penalidade, fruto de queda na área de Ivo Rodrigues. O árbitro, perto do lance, nada assinalou. Situação idêntica se sucedeu minutos depois, envolvendo o mesmo atleta arouquense. O lance de maior perigo de toda a partida pertenceu aos da casa, quando, ao minuto 36, Aarón cabeceou à trave.

No segundo tempo, continuaram a existir oportunidades para ambos os lados, mas nenhuma delas foi suficientemente eficaz. Com 10 pontos, o FCA caiu para o 9º lugar.

Onze titular: Bracali (GR), Tomás Dabó, Hugo Basto, Sema Velázquez, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, Artur, Zequinha, Maurides e Ivo Rodrigues.

Substituições:

74 – Saiu Artur, entrou Adilson Goiano

90+4 – Saiu Ivo Rodrigues, entrou David Simão

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Gégé, Roberto, Vuletich e Leandro Ribeiro

8ª Jornada – FC Arouca 1-1 Tondela. Domingo, 25 de outubro de 2015, 16h00.

FC Arouca e Tondela procuravam os três pontos, para poderem reverter a sequência de jogos sem vencer. Perto da meia hora de jogo, Ivo Rodrigues, ainda antes do meio campo, tentou o golo e não esteve muito longe, obrigando Matt Jones a defesa algo apertada já bem perto da linha de golo.

Os golos só apareceram no segundo tempo: o primeiro a marcar foi o Tondela, por intermédio de Romário Baldé que, ao minuto 47, foi mais rápido que Bracali e colocou a bola no fundo das redes. Não tardou até aparecer a resposta arouquense, com Zequinha a atirar ao poste ao minuto 53. Aos 59’, o golo do empate: Lucas Lima, de livre, atirou à baliza, Matt Jones atrapalhou-se e fez a bola tocar na trave e sobrar para Ivo Rodrigues, que só teve de encostar. Até final, o FCA esteve perto de vencer, mas não obteve precisão nos remates que fez.

Somado mais um ponto (11 no total), ainda assim, os arouquenses não saíram do 9º lugar.

Onze titular: Bracali (GR), Tomás Dabó, Gégé, Hugo Basto, Lucas Lima, Nuno Coelho, Nuno Valente, David Simão, Zequinha, Maurides e Ivo Rodrigues.

Substituições:

53 – Saiu David Simão, entrou Artur

60 – Saiu Tomás Dabó, entrou Leandro Ribeiro

70 – Saiu Gegé, entrou Adilson Goiano

Suplentes não utilizados: Rui Sacramento (GR), Borja López, Nildo Petrolina e Roberto.

Texto e Edição do Vídeo: Simão Duarte

Foto e Vídeo: FCA e Arquivo VSports

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também