Centro de Artes e Espetáculos de Vale de Cambra apresenta nova temporada cultural

Entre setembro e dezembro, a programação será variada e contará com nomes como Bárbara Tinoco, OMIRI, Bruno Pernadas, Sara Barros Leitão, Hugo Sousa e Sofia Escobar.

O Centro de Artes e Espetáculos (CAE) de Vale de Cambra lança uma nova agenda cultural que aposta na arte como um espaço de questionamento, cruzando tradição e inovação.

A temporada arranca a 20 de setembro com o espetáculo “Nada”, da companhia espanhola Ferrer & Weidmann, que alia dança vertical, teatro, vídeo e música abordando temas como exílio, resistência e esperança. No mesmo dia, segue-se um concerto a solo em guitarra eléttrica do músico Bruno Pernadas; e ainda a inauguração da exposição “Alentejo. Alentejo”, do escultor Paulo Neves.

Ao longo de quatro meses (entre setembro e dezembro), o CAE acolherá variados artistas como, por exemplo, Bárbara Tinoco, OMIRI, Romeu Bairos, Cícero, a Orquestra de Jazz de Espinho e a companhia Nadine Gerspacher. O teatro estará em destaque com criações de Tiago Rodrigues, Sara Barros Leitão e Sandra Barata Belo, e com interpretações de atores como Ricardo Pereira, Sofia Alves e Filipe Matos. No humor, destaca-se o espetáculo de stand-up “Premissas”, de Hugo Sousa.

Através do projeto de mediação “ECO”, a temporada reforça o compromisso com o público jovem, escolar, sénior, escolar e familiar, com workshops, espetáculos para bebés e atividades participativas. Assim, existirá o workshop de dança contemporânea “A Dança de BirdsLand”, a peça “As Árvores Não Têm Pernas para Andar”, da pianista Joana Gama, “Roda-Viva (a Menina e o Círculo)”, de Cláudia Nóvoa, “Conchas”, para bebés e crianças até aos 5 anos, e o “Projeto Aurora”, de Inês Melo, que evoca a resistência, a liberdade e a democracia.

A programação mantém a vertente comunitária como eixo central. Sob direção artística de João Aidos, o CAE promove a criação de um grupo de teatro juvenil e envolve os habitantes locais no concerto multimédia de OMIRI. Contará ainda com a colaboração da Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense ao lado da soprano Sofia Escobar.

A articulação com outros espaços culturais do concelho também se mantém, com o Centro Cultural de Macieira de Cambra a receber sessões de cinema regulares e para diferentes faixas etárias.

A nova temporada afirma-se como um espaço de pensamento e pertença. Como afirma o diretor artístico João Aidos, “programar é escutar. Esta temporada volta a colocar no centro aquilo que nos toca, inquieta e transforma… com arte, com proximidade e com esperança”.

A programação pode ser consultada em https://cae.cm-valedecambra.pt, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos através da bilheteira online (https://cae-valedecambra.bol.pt)  ou na bilheteira física a partir de 27 de agosto.

Foto: D.R

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também