Incêndios em Arouca continuam ativos e progridem em direção a Santa Eulália

O mesmo já chegou também a Castelo de Paiva, onde o cenário também é complicado. Ambos os municípios já ativaram o Plano Municipal de Emergência.

Tem sido um cenário que, infelizmente, se repete ano após ano no país e em Arouca: continuam ativos, com três frentes, os incêndios em Alvarenga e na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, os quais se iniciaram na passada segunda-feira, dia 28 de julho. Há a registar dois bombeiros feridos, sendo que um deles partiu um braço ao conduzir.

O incêndio, que começou em Arouca, já chegou a Castelo de Paiva. À TSF, José Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, também confessou as dificuldades do combate às chamas: “Estamos a fazer possíveis para defender as pessoas e bens. Ainda agora foi informado de que numa aldeia aqui próxima, no Gilde, também já um pouco de incêndio. Também estou aqui a ajudar a população. Temos aqui vários focos em Castelo Paiva, uma frente muito grande de incêndio, completamente descontrolado. O vento está a dar um trabalho, não conseguirmos controlar o fogo. Estamos a aguardar que venham os meios aéreos. Os bombeiros ainda agora fugiram aqui da minha beira, porque efetivamente veio uma rajada de vento que levou o fogo pelas copas. Isto está, sem dúvida, descontrolado”.

Segundo a CNN Portugal, “o fumo do incêndio – que deflagrou na tarde de segunda-feira – já chegou à zona costeira (Espinho e São Félix da Marinha) e a força das chamas fez com que várias pessoas tivessem de ser retiradas da aldeia de Fornos de Carvão, Vilar de Eirigo e o Seixo (Castelo de Paiva)”.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil foi ativado às 4:40 da manhã de hoje (29 de julho), considerando “a acelerada progressão dos incêndios atualmente ativos nas freguesias de Alvarenga e de Canelas/Espiunca”, bem como “a persistência das temperaturas extremas até 30 de julho previsivelmente”. A sede da Junta de Freguesia de Canelas e Espiunca é o local onde estará instalado o Centro de Coordenação Operacional Municipal e os Serviços Municipais e seus trabalhadores estarão mobilizados para as ações inerentes à Proteção Civil. Estão interditas/condicionadas as seguintes vias: EN 224, EN225, EN326, CM 1138 e, no concelho vizinho de Castelo de Paiva, com acesso a Arouca, a EM 505. Também em Castelo de Paiva foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

No terreno, encontram-se a combater as chamas 552 operacionais, 177 veículos, 6 meios aéreos e 2 máquinas de rasto. O local mais delicado é Vila Viçosa, que se encontra “confinado”. Na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, foi efetuada, por precaução, a retirada de 5 pessoas para um estabelecimento escolar. Hugo Amaral, presidente do CCR Vila Viçosa, esteve no recém-inaugurado relvado sintético do Campo de Jogos do clube e, através do Facebook, mostrou que as chamas se esncontravam bem próximas e referiu também que ardeu parte do relvado.

Os Bombeiros Municipais de Arouca, através das redes sociais, deixam o apelo à população de que, caso pretendam efetuar algum donativo, necessitam de fruta diversa, ingredientes para sandes, sumos pack pequenos e águas de 33 ou 50 cl.

Parte do relvado sintético, recém inaugurado, do Campo de Jogos de Vila Viçosa foi danificado pelas chamas

Texto: Simão Duarte

Fotos: Simão Duarte e Tertulia Alvinegra

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também