Em nova comunicação, a Proteção Civil deu conta de que os incêndios com três frentes ativas, que inicialmente se encontravam em Alvarenga e na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, já progrediram até Santa Eulália, como se previa na última comunicação. As chamas estão agora também a afetar Santa Eulália, em concreto nos lugares de Monte-Moção e Ribeira Grande.
Continuam a combater as chamas 552 operacionais de várias corporações de Bombeiros de diversas localidades do país, com 177 veículos, 6 meios aéreos e 2 máquinas de arrasto do Exército Português. Mantém-se interditas ou condicionadas as vias EN 224, EN225, EN326, CM 1138 e, no concelho vizinho de Castelo de Paiva, com acesso a Arouca, a EM 505. Também a aldeia de Vila Viçosa continua confinada, com meios de socorro na mesma. As pessoas de Canelas e Espiunca, que foram evacuadas por precaução, já regressaram às suas habitações.
A Proteção Civil afirma que “até ao momento e de acordo com a informação disponível, não há registo de danos em habitações primárias e secundárias”. Dar nota de que o recém-inaugurado relvado sintético do Campo de Jogos do CCR Vila Viçosa foi afetado pelas chamas. A RTP avançou que são 6 os bombeiros que ficaram feridos neste combate às chamas.
Os Bombeiros Municipais de Arouca, através das redes sociais, deixam o apelo à população de que, caso pretendam efetuar algum donativo, necessitam de fruta diversa, ingredientes para sandes, sumos pack pequenos e águas de 33 ou 50 cl.
Texto e Foto: Simão Duarte
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.