Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca lança Fórum Infantil

O Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca lançou, na semana passada, o seu Fórum Comunitário Infantil, uma iniciativa onde as crianças da União de Freguesias refletem e partilham os seus desejos para o futuro da sua localidade.

A primeira sessão deste novo Fórum decorreu no âmbito do ATL de verão, onde membros do secretariado do Fórum Comunitário explicaram às crianças em que consiste e qual é o papel de um fórum comunitário.

Antes de ser realizada a atividade, foram colocadas três questões às crianças — que responderam com a ajuda dos pais e encarregados de educação — e que serviram de base à reflexão:

  • O que menos gosto na minha terra?
  • O que mais gosto na minha terra?
  • O que gostaria que o Fórum fizesse por mim ou pela minha terra?

De seguida, durante o ATL, foram criados grupos de trabalho e desenvolvidos cartazes, com frases/ilustrações, alusivos às respostas trazidas pelas crianças.

Em relação à primeira questão, relativa aos aspetos menos apreciados, surgiram temas como a poluição, incêndios, animais abandonados, trânsito e turistas, assim como problemas na rede wi-fi. Por outro lado, quando se tratou de identificar o que mais gostam, destacaram-se a natureza e o rio, as festas e romarias, o rancho folclórico e os momentos de comes e bebes, revelando o apego à cultura e tradições locais, a par do património natural.

O Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca, onde o Fórum Comunitário Infantil se integra, irá, posteriormente, refletir sobre as propostas apresentadas pelas crianças e que são as seguintes:

  • Criação de um parque infantil aberto à comunidade
  • Relvado sintético e novas balizas no polidesportivo de Canelas
  • Mais festas da espuma
  • Campanhas de sensibilização para a não colocação de lixo na rua e mais incentivos à reciclagem
  • Rejeição do uso de foguetes
  • Aulas de zumba infantil
  • Sessões de cinema ao ar livre

Estas sugestões demonstram um extraordinário sentido crítico e espírito participativo por parte das crianças de Canelas e Espiunca que, com esta iniciativa, provam ser capazes de pensar sobre a sua terra, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

Fotos: Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também