Unidos de Rossas: projeto de futebol feminino é para continuar a crescer

A prática desportiva tem um papel fundamental, sobretudo no desenvolvimento dos mais jovens. Também não é segredo nenhum que o futebol continua a liderar as preferências, contudo a luta pela igualdade na modalidade é ainda um desafio. Ainda assim, há quem reme contra a corrente para que o desporto seja de quem o quiser praticar. E que o diga a Associação Social Cultural e Desportiva Unidos de Rossas que, este ano, viu a equipa feminina sub-17 realizar a sua segunda temporada.

Na época de estreia (2023/24), a equipa disputou o Campeonato Distrital sub-17, terminando em 10ºlugar com 20 pontos. Participou também na Taça Distrito sub-17, tendo sido eliminada logo na 1.ª eliminatória.

Ana Montenegro, que integra o leque de treinadores/as, explicou ao DD que “o primeiro ano foi uma adaptação, apenas duas atletas eram federadas ou tinham experiência em futebol de 7. Vinham, até então, a competir na nossa escola até aos sub-13 em equipa mista”. O crescimento foi notório: o projeto arrancou com apenas cinco jogadoras, mas esta época contou com 15 inscritas, entre os 13 e os 18 anos.

“O tempo mostra que o grupo se uniu e tem evoluído positivamente”

Com duas épocas concluídas, o desenvolvimento é evidente, não só ao nível técnico, mas também da coesão: “o crescimento sente-se também em termos de grupo e na melhoria das capacidades técnicas. Não havia muito conhecimento ou proximidade entre elas, mas o tempo mostra que o grupo se uniu e tem evoluído positivamente”.

Este progresso continua a refletir-se dentro das quatro linhas. Neste segundo ano de atividade, a ASCD Unidos de Rossas disputou três provas distintas: Campeonato Interdistrital sub-17, Taça Distrito sub-17 e Taça Interdistrital. Ana Montenegro revelou que “esta temporada iniciou-se de forma muito positiva, com a equipa a mostrar a evolução do trabalho realizado, obtendo resultados e frutos do esforço e dedicação”.

No Campeonato Interdistrital, a equipa terminou a 1ªfase (Zona Norte) no 3ºposto, resultado este que permitiu o apuramento para a Liga de Ouro, que agregou os três primeiros classificados da Zona Norte e da Zona Sul. Aí, concluíram na 6ª e última posição. Esta “quebra de prestação” deveu-se, em certa parte, a uma lesão muito grave da capitã (“uma jogadora que dominava o equilíbrio do meio campo”), afetando o grupo, que “demorou para conseguir ajustar-se à sua falta”.

Nas restantes provas, a equipa terminou a Taça Distrito sub-17 no 5.º lugar, com 6 pontos, e foi eliminada na 1.ª ronda da Taça Interdistrital frente à AD Argoncilhe.

“Assim apareçam meninas para que consigamos promover a abertura do escalão sub-15”

Atualmente, o Centro Juvenil Salesiano de Arouca e a Associação Social Cultural e Desportiva são as únicas coletividades do concelho a participar em provas de futebol feminino. Ana Montenegro referiu que “atualmente já existe uma boa abertura para o futebol feminino, que o Município tem promovido e dinamizado juntamente com a AFA e FPF esta abertura, mas considero que deveria envolver mais as associações já ligadas à modalidade por forma a que apareçam mais atletas e mais jovens, para que os escalões possam ser mais equilibrados”. Isto porque, acrescentou, “ainda temos uma grande diferença de idades e temos sempre de as levar para o escalão das mais velhas”.

Para além deste patamar (sub-17), a ASCD Unidos de Rossas tem mais dois escalões mistos, onde têm inscritas mais três meninas, entre os 9 e os 12 anos. No entanto, o futuro pode reservar novidades, uma vez que se pretende criar o escalão de sub-15, “assim apareçam meninas para que consigamos promover essa abertura”.

Certa é a continuidade da equipa sub-17. E o apelo, esse está já feito: “A mensagem é mesmo que apareçam, experimentem, vibrem e juntem-se a nós para a promoção do futebol feminino e misto de formação e evolução no nosso concelho de Arouca”.

Foto: D.R

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também