Todas as temporadas, nas janelas do mercado de transferências, há jogadores que deixam o plantel do FC Arouca e partem para um novo rumo nas suas carreiras. Muitos deles deixam uma marca no seio da massa adepta arouquense, quer pelas habilidades futebolísticas, quer pela simpatia no contacto com os mesmos.
Tornou-se frequente os arouquenses questionarem onde anda um determinado jogador. Nesse sentido, o Discurso Directo irá satisfazer essa curiosidade, mostrando-lhe neste artigo onde estão e o que fizeram os jogadores que saíram do FCA esta época.
Consulte abaixo a lista de saídas desta temporada:
A primeira saída da temporada 24/25 foi Rafa Mujica, ponta de lança espanhol que continua a deixar saudades junto dos adeptos arouquenses. Ao fim da segunda temporada pelos Lobos de Arouca (68 jogos, 37 golos e 6 assistências), o Al-Sadd contratou-o a troco de 10 milhões de euros. Nesta sua primeira temporada ao serviço do emblema de Doha, Mujica manteve a sua veia goleadora: 21 golos em 29 jogos.
Depois de, na época de estreia (29 jogos, um golo e uma assistência), ter feito boa dupla com João Basso, no início da segunda temporada, o central ganês mostrou-se desagradado com uma eventual atitude do clube, em véspera de um duelo frente ao FC Porto. Pouco tempo depois, foi emprestado ao Basaksehir, da Turquia. Após nova temporada de bom nível, o emblema turco contratou-o em definitivo. Nestas duas temporadas pelo Basaksehir, conta com 79 jogos, 7 golos e três assistências, o que lhe têm valido rumores de transferência para a Premier League (1ª Liga Inglesa).
Ligado ao FC Arouca desde a temporada 2016/17 e um dos poucos atletas que transitou da formação para a equipa principal dos arouquenses, Yaw Moses deixou os Lobos de Arouca ao fim de nove temporadas (50 jogos, um golo e uma assistência) a custo zero. Mudou-se para o Torreense, da Segunda Liga, onde apenas participou em dois encontros.
Estando livre no mercado, Hamache chegou a Arouca ainda antes da abertura do mercado de inverno da temporada 2024/25. Apesar da lesão de Quaresma, Hamache esteve sempre na sombra de Weverson, tendo participado em apenas dois encontros. Saiu para o MC Oran, regressando à Argélia, mas ainda não esteve dentro de campo.
Após duas temporadas a belo nível pelo FCA (66 encontros), Arruabarrena (também apelidado como Nacho) deixou os arouquenses e mudou-se para a Arábia Saudita, em concreto para o Al-Wehda. Porém, ao fim de dois jogos, nos quais sofreu 8 golos, não voltou a jogar. Em janeiro, mudou-se para o Barcelona SC, do Equador, onde apenas fez sete encontros até ao momento. Partilha balneário com Gastón Campi, central que passou pelo FCA em 2021/22.
O segundo elemento do trio atacante espanhol de sucesso, Cristo González, ainda chegou a fazer dois jogos pelo FCA esta época, assistindo Henrique Araújo para o 1-0 da primeira vitória da temporada, em casa, frente ao Nacional. Poucos dias depois, juntou-se a Mujica no Al-Sadd, mas não registou uma temporada tão forte quanto o seu compatriota: 20 jogos, 3 golos e 4 assistências.
Depois de duas temporadas em terras de Santa Mafalda (30 jogos, uma assistência), Lawal deixou o FCA no início desta época, numa rescisão amigável do contrato. Como jogador livre, juntou-se ao Zira FK, do Azerbaijão. Em 10 jogos, já fez balançar as redes adversárias por uma ocasião.
A cumprir a terceira temporada ao serviço do FCA, nas quais foi opção em apenas 9 ocasiões, Thiago mudou-se para o Torreense, na busca de jogar mais vezes. Tal não se verificou, pois participou apenas em quatro partidas pelo emblema onde se encontram os ex-FCA Yaw Moses e Pité.
Vitinho iniciava a sua terceira temporada pelo FCA. Contudo, a passagem do médio por terras de Santa Mafalda resumiu-se a 18 jogos e duas assistências, com Vitinho a passar o resto do tempo fustigado por lesões. Em janeiro, rescindiu e mudou-se para o Pouso Alegre, da Série D (4ª divisão do Brasil), onde até ao momento ainda só fez 2 jogos.
De todos os que saíram, Marozau é o único que saiu do FCA por empréstimo, estando previsto que regresse no arranque dos trabalhos da próxima temporada. A meio desta sua segunda temporada ao serviço dos arouquenses, e ainda sem assinar qualquer golo, o avançado mudou-se para o Paços de Ferreira, onde participou em 19 encontros e assinou três golos. Um deles, o primeiro, foi um golaço de fora da área. Já o último foi o 2-0 final (de calcanhar) do duelo decisivo e que confirmou a manutenção dos pacenses na Segunda Liga.
Após disputar 13 encontros, nos quais deu um golo a marcar, Ivo Rodrigues deixou o FC Arouca no início de dezembro. Em janeiro, assinou como jogador livre pelo Moreirense, onde participou em 13 jogos, marcou um golo (ao Benfica) e deu uma assistência.
Depois de duas temporadas pelo FCA (53 encontros), o espanhol, que se formou e estreou como sénior pelo Barcelona deixou o FCA em Janeiro, rumando ao Andorra FC, da terceira divisão espanhola, tendo estado em campo por apenas sete ocasiões.
O lateral esquerdo Quaresma chegou a terras de Santa Mafalda a um de outubro de 2020, época de Segunda Liga. Nas cinco temporadas que o lateral brasileiro fez pelos Lobos de Arouca, onde conquistou o regresso à Primeira Liga e a qualificação para a Conference League, somou 110 jogos, onde marcou dois golos e deu sete a marcar.Porém, tanto na temporada passada (23/24) como na presente (24/25) as lesões afastaram-no dos relvados durante largos períodos de tempo. Regressou ao Brasil, para alinhar pelo Avaí, onde fez 11 jogos e foi campeão do Campeonato Catarinense.
Após uma primeira passagem, por empréstimo do Genk, na época 2021/22, regressou em definitivo na temporada passada (23/24). No dia do fecho do mercado, em fevereiro, assinou como jogador-livre com a UD Leiria. Nessa segunda metade da temporada, nos cinco encontros que participou, assinou um golo de cabeça.
O lateral ucraniano não fez parte das contas para esta época, tendo estado livre no mercado até ao Sirius, emblema da Suécia, tê-lo recrutado. Participou em 11 jogos e efetuou uma assistência.
Texto: Simão Duarte
Foto Arquivo: Pedro Fontes
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.