Nos passados dias 6 e 7 de junho (sexta-feira e sábado), a freguesia de Várzea acolheu a terceira edição da Malafaia Romana. A iniciativa procurou envolver pessoas de todas as idades, arouquenses e visitantes, numa viagem ao passado, revisitando a época em que estas terras integravam o vasto legado construído pelos imperadores de Roma.
A abertura da festividade teve lugar na noite de sexta-feira, pelas 21h00, e contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Várzea, Humberto Mota, da vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Cláudia Oliveira, e do presidente do Centro de Arqueologia de Arouca, António Silva.
Seguiram-se as atuações do Conjunto Etnográfico de Moldes, do Grupo de Cantares Polifónicos Tradicionais de Regoufe, da Turma de Dança do 9.º B da Escola Secundária de Arouca e ainda da encenação da peça “A Comédia da Marmita”, levada a palco pelo Grupo de Teatro VaP, de Romariz (Romariz, St.ª Maria da Feira).
O segundo dia, sábado, começou com o “Cursus Romanus – Partida do treino do grupo Sapatilhas Verdes”. Sucederam-se duas visitas guiadas: a primeira ao epitáfio de Laetus, em Fermedo, e ao Castro de Romariz; e a segunda às ruínas da Malafaia.
Durante a tarde, a programação continuou com uma aula aberta de Dança e Movimento orientada por Sílvia Gonçalves, oficinas e jogos romanos, entre outras atividades. A noite terminou com animação por parte dos Malucos da Concertina, Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior de Arouca e Cantadeiras de Tropeço.
Fotos: Carlos Pinho
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.