Génio de Ricardinho adia a festa arouquense (2-0)

FC Arouca terá de esperar que o AFS perca para confirmar a permanência

Caso tivesse pontuado, o FC Arouca teria celebrado a conquista oficial da manutenção, mas o pragmatismo do jogar do Santa Clara, com uma defesa sólida, e o génio de Ricardinho adiaram a festa arouquense, ao vencerem por 2-0.

Em relação ao último encontro, Vasco Matos promoveu tripla alteração, com as entradas de Luís Rocha, Serginho e Ricardinho para os lugares de Guilherme Ramos, Pedro Ferreira e Vinícius Lopes. Também Vasco Seabra fez 3 trocas: Weverson, Loum e Mansilla ocuparam os lugares de Danté, Pedro Santos e Jason.

Mantl deu a oferta e Ricardinho soltou a magia

Apesar do FCA ter ensaiado o primeiro remate, por Fukui, os açorianos colocaram-se rapidamente em vantagem, ao minuto 4. Nico Mantl, com o pé fraco, deu a bola diretamente a Ricardino à entrada da área, com o extremo a tirar Fontán do caminho e a fazer o primeiro da partida, aproveitando a oferta.

Do golo em diante, os Lobos de Arouca assumiram as rédeas do jogo mas, ao não conseguirem entrar na área adversária (fruto da solidez defensiva), cingiram-se a rematar de fora da área, especialmente por Sylla e Fukui. Aos 27’, o camisola 2 arouquense teve a melhor chance da primeira parte: Nandín desmarcou-se bem e apareceu nas costas da defesa, atraindo Gabriel Batista para fora dos postes. O avançado tocou para o meio da área, onde Sylla atirou à baliza que estava sem o seu guardião. Porém, o experiente Luís Rocha efetuou um excelente corte.

Aos 37 minutos, a magia de Ricardinho voltou a evidenciar-se, assinando um golaço: numa transição rápida e bem executada (possivelmente a primeira desde o golo), a bola apareceu na entrada da área, onde o extremo recebeu com destreza com um pé e, com o outro, atirou para o fundo das redes. Nessa reta final do primeiro tempo, o Santa Clara dispôs ainda de duas chances clamorosas para marcar, mas sem sucesso. Mesmo tendo rematado mais e estado mais tempo próximo da área adversária, o FC Arouca chegou ao intervalo em desvantagem.

Estratégia defensiva açoriana secou o poder de fogo arouquense

No arranque do segundo tempo, a toada de jogo da reta final da 1ª parte manteve-se, com João Costa a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo. O FCA vinha sentindo dificuldades no jogo (muito graças ao jogar adversário) e Vasco Seabra colocou Puche em campo, promovendo a saída de Loum que, após sair, foi expulso por dar uma chapada no banco de suplentes. A ideia da troca certamente passava por uma maior qualidade na construção de jogo e também um melhor poder ofensivo, mas sem impacto imediato.

À hora de jogo, após um remate de Sylla à entrada da área, foi assinalado penálti para os arouquenses, pois a bola bateu no cotovelo de Matheus Pereira. O VAR chamou o árbitro e cancelou a grande penalidade, que poderia ter sido um ponto de viragem na partida. Daí até ao final do encontro, a estratégia defensiva açoriana secou sempre o poder de fogo arouquense. A linha de cinco defesas esteve sempre alinhada e compacta, não dando espaço ou tempo aos arouquenses para poderem olhar para a baliza de Gabriel Batista e visá-la.

Com este resultado, o FCA mantém-se em 12º lugar, com os mesmos 33 pontos, tendo de esperar pela derrota do AFS para celebrar a confirmação da manutenção. Na próxima jornada, recebem em casa o Casa Pia.

Tempo de compensação: 2 minutos na 1ª parte, 8 na 2ª.

Suplentes Santa Clara:

Neneca (GR), D.Calila, F.Venâncio, G.Ramos (DF), P.Ferreira, D.Borges, Matheusinho(MD), Vinicius.L, Wendel.S (AV)

Suplentes Arouca:

Valido, Vinarcik (GR), Popovic, Danté (DF), Pablo, P.Moreira (MD) Yalçin, Puche, Henrique.A (AT)

Ficaram de fora Galovic, Esgaio, D.Simão, M.Rocha (lesão), Jason, P.Santos (castigo).

Substituições Santa Clara:

71 – Saíram L.Soares, Ricardinho e J.Costa, entraram D.Calila, Vinicius.L e Wendel.S

86 – Saiu Serginho, entrou D.Borges

90 – Saiu G.Silva, entrou Matheusinho

Substituições Arouca:

56 – Saiu Loum, entrou Puche

77 – Saíram A.Pinto e Mansilla, entraram Pablo e H.Araújo

85 – Saíram Nandín e Weverson, entraram Yalçin e Danté

Arbitragem:

Ricardo Baixinho, Andreia.S, Diogo.P e Luís.F. No VAR, Paulo Barradas e Pedro.M

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a C.Lamba (57), A.Pinto (59), Yalçin (87), Sylla (90+3), H.Araújo (90+5). Vermelho para Loum (58), após ser substituído

Disciplina Santa Clara:

Cartão amarelo a Lucas.S (24), Luís.R (31), Serginho (46), Adriano (82).

Onzes titulares de CD Santa Clara e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Liga Portugal

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também