Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos de Aveiro promove buzinão pelo fim das portagens

O Movimento de Utentes Serviços Públicos (MUSP) em Aveiro, vai realizar no dia 11 de Abril de 2025, entre as 17.30 e as 19.30 horas, um buzinão pelo “Fim das Portagens” na A25, A29 e A17”, na Avenida Europa, junto à rotunda de acesso à Renault, em Cacia.

A luta persistente e determinada, desenvolvida pelas populações afectadas pela cobrança de portagens, nas mais variadas vias Sem Custos Para o Utilizador (SCUT’s) veio a resultar na aprovação, pelo Parlamento, do Decreto que eliminou, a partir de 2025, as taxas de portagem nos lanços e sublanços das auto-estradas do interior e em vias onde não existiam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança.

Esta decisão saudada, peca por tardia e insuficiente, pois foram mais de 13 anos de custos acrescidos para os utentes, que já tinham pago e continuam a pagar, enquanto contribuintes. Já pagamos uma boa parte dos seus custos de construção, bem como as rendas ruinosas das Parcerias Público Privadas (PPP) e dos seguros SWAP inerentes a esses contractos.

O MUSP exige o cumprimento da Constituição da República, designadamente no direito à igualdade e à universalidade das Leis, em todo o território nacional e a eliminação de todas as portagens, bem como a retirada de todos os pórticos para garantir a irreversibilidade desta medida.

A eliminação de algumas portagens foram a prova cabal de que vale a pena lutar, e por isso o MUSP, incentiva todos a estarem presentes, a protestar e a exigir o fim desta injustiça, sob o lema “Fim das Portagens da A25, A29 e A17”, que são autênticas portas de entradas e saídas para a cidade de Aveiro. Façamos ouvir a nossa voz!

MUSP

sobre o autor
Discurso Directo
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também