Após o fecho do mercado de transferências, época onde os clubes cobiçam os ativos uns dos outros, abrem-se sempre novos desafios para as direções dos clubes: assegurar a manutenção de jogadores que se encontrem em final de contrato, caso contrário estes saem no final da temporada a custo zero.
A próprio da renovação do contrato do técnico Vasco Seabra, o Discurso Direto foi verificar quais são os jogadores do FC Arouca cujo contrato termina no final da presente temporada. A lista é composta pelos seguintes seis jogadores:
Chegou em janeiro de 2022, para colmatar algumas carências do centro da defesa do plantel comandado à época (2021/22) por Armando Evangelista. Desde então, participou em 62 jogos e tem uma assistência. Apesar de revelar pontualmente algumas debilidades no seu jogo (especialmente no passe), tem bons atributos defensivos (corte, marcação, jogo aéreo, etc).
Chegou em dezembro de 2022 para ocupar a vaga de suplente de Quaresma, que ficou aberta devido à saída de Mustafa Kizza. Após uma primeira época com poucos jogos (6), na temporada anterior foi titularíssimo, devido à lesão grave do compatriota já referido. Atualmente, reafirmou-se como titular e tem vindo a revelar crescimento nas suas qualidades.
O experimente médio chegou a terras de Santa Mafalda quando o FCA se encontrava no CP (Campeonato de Portugal), tendo ainda chegado a participar num encontro (goleada por 9-0 ao Ginásio Figueirense), antes da pandemia forçar a interrupção e respetiva conclusão da edição da prova. Tanto na época de Segunda Liga (2020/21) como na de regresso à Primeira Liga (2021/22) foi quase sempre titular, tendo começado a perder espaço daí em diante, fruto das chegadas de novos jogadores e de algumas lesões.
Após uma primeira passagem de três épocas (2013-14 à 2015-16), o maestro de terras de Santa Mafalda regressou a Arouca em Janeiro de 2022. Na primeira e nesta segunda passagem, sempre se afirmou como titular e exímio construtor de jogo, tendo já 207 jogos pelo FC Arouca e mais de 450 na carreira profissional.
Após uma primeira passagem pelos juniores arouquenses em 2016, Morlaye Sylla regressou como jogador profissional na época 2022/23. Como número 8 ou 10, na zona central do meio campo, ou como ala/extremo-esquerdo, tem-se destacado pela entrega ao jogo e por bons indicadores em atributos como o drible, o passe, o remate de meia distância e a ajuda defensiva.
O experiente extremo espanhol chegou a Arouca na temporada passada, sendo um dos elementos do excelente trio espanhol Jason – Mujica – Cristo. Desde cedo, espalhou magia, golos e assistências, tendo já assinado 13 golos e 7 assistências em 62 jogos. É, neste momento, o atual melhor marcador do FCA, com 7 golos.
A título de curiosidade, deixamos abaixo também a data final de contrato do restante plantel, deixando de fora os jogadores que se encontram emprestados ao FCA (Jakub Vinarcik, Popovic, Danté, Nandín, Mansilla, Henrique Araújo e Yalçin):
Texto: Simão Duarte
Foto: FC Arouca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.