No passado fim de semana, onde o FC Arouca deslocou-se a Guimarães, o médio Morlaye Sylla atingiu a marca dos 100 jogos pela equipa principal do FC Arouca. O camisola 2 dos Lobos de Arouca, em declarações aos meios do clube, começou por agradecer “ao presidente Carlos Pinho pela confiança e a todas as pessoas que trabalham diariamente no clube, para que todo o nosso trabalho seja facilitado”.
Sylla mostrou-se ainda orgulhoso por estar a progredir em Arouca e no FC Arouca: “Foi aqui que cresci e é aqui que continuo a crescer, sempre com o apoio de todos os companheiros e treinadores que por cá passaram nos últimos quase três anos. A eles, o meu maior agradecimento e que consigamos juntos alcançar os objetivos de mais uma temporada. Tem sido um orgulho progredir a minha carreira numa vila que sempre me acolheu tão bem. Vou continuar a lutar pelo clube. Força Arouca!”
Mesmo tendo sido oficializado como reforço da equipa principal no verão de 2022, essa não foi a primeira passagem de Sylla por terras de Santa Mafalda, já que o médio guineense já havia cá estado em 2016 para alinhar nos juniores arouquenses. Note-se ainda que nessa temporada (2016/17, em que o FCA jogou na Liga Europa e no final da época caiu para a Segunda Liga) Morlaye Sylla chegou a ser inscrito na Liga em Janeiro, ainda que não tenha chegado a jogar.
Entre esses dois anos referidos, Morlaye Sylla regressou ao seu país de origem (Guiné Conacri) e fez parte dos plantéis do Fello Star, SOAR e Horoya AC. De regresso a Arouca na época 2022/23, para estar ao comando de Armando Evangelista, Sylla não foi titular de imediato, começando por ser suplente utilizado. Uma das grandes provas de que Sylla ambicionava mais foi no primeiro jogo em que marcou: na receção ao Famalicão, o médio entrou em campo ao intervalo para o lugar de Ismaila Soro e, ao minuto 52, desferiu um foguete impressionante de bem longe, não dando qualquer hipótese a Luiz Junior. Tratou-se de um dos grandes golos do encontro, recheado deles, e da época 22/23. Curiosamente, voltou a fazer o gosto ao pé em jogos decisivos, como as vitórias pela margem mínima, na reta final da temporada, em Famalicão e nas receções ao Vizela e ao Chaves. Este último foi o golo mais importante de todos, na medida em que confirmou a ida do FC Arouca à Conference League.
A altíssima qualidade revelada no primeiro golo que marcou espelhou-se para a temporada em si, onde Morlaye Sylla foi um dos destaques da campanha arouquense. Como número 8, na zona central do meio campo, ou como extremo esquerdo, destacou-se pela entrega ao jogo e por bons indicadores em atributos como o drible, o passe, o remate de média distância e a ajuda defensiva. Assim, na época 2022/23, participou em 42 jogos (Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga), onde marcou 4 golos e deu outros 4 a marcar.
Na temporada passada, apesar de ter recuado no terreno para médio/ala esquerdo, manteve a altíssima qualidade e o impacto no jogar arouquense. Na Conference League, foi ele o autor do único golo da trágica derrota arouquense em Brann (3-1), golo esse que relançou o FCA na eliminatória (4-3). No final da temporada, superou os números da anterior em menos jogos: nos 40 encontros (Liga, Conference League, Taça de Portugal e Taça da Liga), marcou novamente 4 golos, mas deu mais duas assistências que na temporada transata (6 no total).
Com contrato até ao final desta época, o médio, nesta terceira temporada pelo clube, realizou 18 jogos e marcou um golo, frente ao Braga.
Morlaye Sylla (nº 10), em 2017, pelos juniores do FCA
Em 2017, quando fazia parte dos juniores arouquenses, Sylla foi chamado ao CAN sub-20, onde fez parte do onze ideal da prova e foi homem do jogo numa das partidas disputadas
Texto: Simão Duarte
Fotos: FC Arouca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.