Arouca estreia-se na Taça com goleada (0-5)

Jogo frente ao Maria da Fonte foi dominado pelos arouquenses

A festa da Taça de Portugal levou o Arouca à Póvoa de Lanhoso, onde o povo da casa estava por todo o lado, tanto no estádio, que esteve praticamente cheio, como nos prédios e ruas à volta. O Discurso Direto também marcou presença e viu, desde a tribuna do Estádio dos Moinhos Velhos, a goleada arouquense por 0-5.

Relativamente ao último encontro, o técnico da casa, Filipe Gonça, apenas trocou Rui Abreu por Wilson. Já Gonzalo García, dos arouquenses, efetivou 5 alterações: saíram Mantl, David Simão, Fukui, Sylla e Trezza, entraram Valido, Pedro Santos, Loum, Puche e Yalçin.

O encontro arrancou com poderio do primodivisionário FC Arouca, que rapidamente empurrou o Maria da Fonte à sua área, com o seu 3-4-3 rapidamente a transformar-se para um 5-3-2. De bloco subido desde cedo, os arouquenses procuraram penetrar a área da equipa caseira e, quando o adversário tentava sair, a forte pressão da equipa de terras de Santa Mafalda levava a erros da defesa marifontista.

Depois de várias oportunidades somadas por Yalçin, Pedro Santos, Jason e Puche, seria o ponta de lança turco a marcar o primeiro golo do encontro. Ao minuto 22, após um cruzamento de Jason pela faixa direita, Yalçin apareceu solto de marcação no segundo poste e encostou de cabeça, estreando-se a marcar pelos arouquenses.

O Maria da Fonte respondeu prontamente de livre, ao qual Valido disse presente pela primeira vez na tarde, mas, 6 minutos depois, Yalçin voltou a fazer o gosto ao pé. O camisola 50 aproveitou um corte da defensiva da casa (o guardião da casa também procurou disputar esse mesmo lance) para bisar no encontro. Até ao intervalo, o Maria da Fonte ainda somou algumas oportunidades, uma delas de enorme perigo: ao minuto 35, Valido efetuou uma grande defesa, evitando aquele que esteve perto de ser o golo da equipa da casa. A segundos do descanso, e numa fase do jogo em que era praticamente garantido que o marcador teria um 0-2 ao intervalo, Jason fez o 0-3.

No arranque do segundo tempo, o Maria da Fonte até entrou bem, contudo rapidamente o FC Arouca voltou a assumir as rédeas do encontro e a ter o controlo do mesmo. Esse mesmo controlo acabou por traduzir-se em golo pouco depois da hora de jogo, quando o recém entrado Henrique Araújo fez o gosto ao pé.

O resultado e a performance fizeram com que o FC Arouca mantivesse o controlo do jogo, mas os arouquenses estiveram perto de sofrer um tento, quando Loum “inventou” dentro da própria área e esteve perto de conceder uma grande penalidade. Falando em grandes penalidades, aos 83 minutos, o árbitro assinalou uma a favor do FC Arouca, que Pedro Santos converteu com sucesso. Na reta final, ambas as equipas dispuseram de boas oportunidades de golo (especialmente o Maria da Fonte), mas sem sucesso na finalização.

Com este triunfo, o FC Arouca avança para os 16 avos da Taça de Portugal, ficando a aguardar o sorteio para conhecer o próximo adversário. No próximo fim de semana, mais concretamente no sábado (26 de outubro), o FC Arouca desloca-se ao terreno do Estoril. A partida da nona jornada da Liga terá início às 15h30.

Tempo de compensação:  1 minuto na primeira parte, 2 na segunda.

Suplentes Maria da Fonte:

Bé(GR); Pi, (DF); Dino, Nelinho, Aly, Paulo Jorge (MD); Rui Abreu, Miguel.R, Rui Jorge (AV)

Suplentes Arouca:

Thiago (GR); A.Pinto, C.Lamba, Weverson (DF); Fukui, D.Simão (MD); Trezza, Marozau, H.Araújo (AV)

Ficaram de fora Matías Rocha, Galovic, Kouassi (lesão), Mantl, Sylla, Quaresma, P.Moreira, Busquets,

Substituições Maria da Fonte:

Intervalo – Saíram Henrique.M e Tekla, entraram Rui.A e Rui.J

63 – Saíram João Araújo e Leo Albano, entraram Miguel Ribeiro e Nelinho

83 – Saiu Henrique.V, entrou Dino

Substituições Arouca:

Intervalo – Saíram Popovic e Ivo.R, entraram C.Lamba e H.Araújo

66 – Sai Jason, entra Trezza

69 – Saíram Esgaio e Yalçin, entraram A.Pinto e Marozau

Arbitragem:

João Gonçalves, João.B.Silva, Ângelo.C e Fábio.S  Esta fase da prova não tem VAR.

Disciplina Maria da Fonte:

Cartão amarelo a Nelinho (71′)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Popovic (24’)

As equipas iniciais de SC Maria da Fonte e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Pedro Fontes

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também