No 2º tempo, Porto bate o Arouca (4-0)

Depois de um bom primeiro tempo, Arouca desmoronou na 2ª parte

No último dia da Feira das Colheitas, o FC Arouca deslocou-se ao Estádio do Dragão para defrontar o Porto. 4-0 foi o resultado final de uma partida em que a primeira parte foi equilibrada, mas a segunda parte foi dominada pelo Porto.

O encontro foi precedido de uma homenagem aos Bombeiros, mas também a João Rodrigues, antigo presidente da FPF, que faleceu na manhã deste domingo.

Quanto às escolhas de cada técnico, Vítor Bruno (em relação ao último jogo para a Liga) fez entrar Vasco Sousa para o lugar de Eustáquio. Gonzalo García repetiu o onze que venceu o Farense.

A partida arrancou a ritmo médio/baixo, onde os da casa procuravam assumir o controlo do jogo e a equipa de terras de Santa Mafalda não se deixou encolher, empurrando o Porto para a sua própria área. Seria mesmo o Arouca a registar a primeira oportunidade de perigo, quando corria o minuto 20: Yalçin, solicitado por Danté, atirou à baliza, com a bola a desviar num defesa dos da casa, tendo estado perto de entrar. O Porto ia rematando de fora da área (já que não conseguia entrar nesta) e o Arouca, quando tinha bola, procurava partir rapidamente para o ataque.

O primeiro tempo foi equilibrado, no qual o Porto não conseguiu soltar-se com facilidade da marcação arouquense, que esteve sempre atenta, aguerrida e no sítio certo. A personificação desse esforço coletivo defensivo foi Boris Popovic, que nos primeiros 45 minutos (e a cumprir o seu 2º jogo a titular) travou várias oportunidades de perigo dos azuis e brancos, especialmente dois remates, dos quais o mais perigoso foi o primeiro: Pepê, perto da meia hora, tentou marcar, depois de uma saída muito mal efetuada por Mantl, mas o central do Arouca bloqueou-o.

Contudo, na reta final do primeiro tempo, surgiu um revés para os Lobos de Arouca: após um primeiro amarelo totalmente desnecessário aos 32’(ao impedir Diogo Costa de bater rapidamente um pontapé de baliza), Yalçin viu o segundo amarelo aos 43’ por pisar Nico. Este contratempo acabaria por ser um mau presságio do que estaria para vir.

Pouco após o arranque do segundo tempo, em dez minutos o Porto mudou drasticamente a tendência do jogo e sentenciou-o com golos. Primeiro, foi Samu, ao minuto 47, com sorte à mistura: o primeiro remate bateu em Popovic e Esgaio, ficando à mercê de um segundo remate, onde o avançado inaugurou o marcador. Três minutos depois, no início da saída de jogo, um passe mal calculado de Mantl para David resultou no 2-0, assinado por Nico. Ainda antes da hora de jogo, Galeno fez o 3-0 com as costas, na sequência de um canto. A tarefa arouquense, por si só difícil, tornou-se impossível, e, até ao final, Denis Gul fez o 4-0 e estreou-se a marcar na Liga, num remate prensado.

Na próxima jornada, o Porto (em segundo lugar) recebe o Braga, isto depois de receber o Manchester United para a Liga Europa. Já o Arouca (à condição no 13º posto) volta ao Estádio Municipal para jogar com o AFS.

Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte, 3 na segunda.

Espetadores: 44209

Suplentes Porto:

Cláudio.R(GR); T.Djaló, Martim.F(DF); Fábio.V, Eustáquio, I.Jaime, A.Franco, R.Mora(MD); Gul(AV)

Suplentes Arouca:

Valido(GR); A.Pinto, C.Lamba, Weverson(DF); Pablo, P.Santos(MD); Jason, Marozau, Puche(AV)

Ficaram de fora Loum, Matías Rocha, Galovic, Quaresma, Kouassi, Busquets, Pedro Moreira, Vitinho e Henrique Araújo (lesão), Valido.

Substituições Porto:

Intervalo – Saiu Vasco.S, entrou Gul

68 – Saíram Galeno e A.Varela, entraram F.Vieira e Eustáquio

75 – Saiu Nico, entrou A.Franco

80 – Saiu Pepê, entrou R.Mora

Substituições Arouca:

62 – Saíram Sylla e Trezza, entraram Lamba e P.Santos

75 – Saiu Ivo, entrou Jason

83 – Saíram Esgaio e David.S, entraram Alex.P e Marozau

Arbitragem:

André Narciso, Vasco.M, Carlos.C e Flávio.J. No VAR, Tiago Martins e Bruno.J

Disciplina Porto:

Cartão amarelo a A.Varela (35), R.Mora (90)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Sylla (32), Yalçin (32 e 43)

Equipas iniciais de Porto e Arouca

Foto: Pedro Fontes

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também