FC Arouca conquista a primeira vitória (1-0)

No regresso de Ivo Rodrigues, arouquenses triunfaram pela primeira vez

Em dia da festa de Santa Luzia, o FC Arouca foi abençoado com a primeira vitória nesta edição da Liga Portugal, ao baterem pela margem mínima o Nacional da Madeira (1-0). Henrique Araújo foi o autor do único golo, quebrando um ciclo longo de seca de golos, numa partida marcada pelo esforço que ambas as equipas aplicaram dentro de campo.

Relativamente ao último encontro, Cristo González, regressado de lesão, e Matías Rocha, após cumprir castigo, entraram para os lugares de Galovic e Pablo. No emblema alvinegro, Rúben Macedo rendeu Appiah.

O Nacional entrou melhor no encontro, quebrando ao minuto nove a fase inicial de jogo de circulação de bola. Nigel Thomas passou a voar por Weverson e cruzou para o centro da área, onde Butzke não conseguiu direcionar corretamente o remate, atirando por cima. Os insulares continuavam por cima, com o FC Arouca a registar as primeiras oportunidades à passagem do minuto 26. David Simão deu o primeiro aviso, com um livre bem por cima da baliza. Na sequência desse lance, na saída de bola madeirense, Zé Vítor foi imprudente e ofereceu a bola a Cristo que, com a classe habitual, assistiu Henrique Araújo. Dentro da área, o ponta de lança arouquense tirou Ulisses da frente e atirou de trivela para o fundo das redes. O camisola 39 do Arouca voltou aos golos, algo que não conseguia fazer desde 15 de Janeiro de 2023. Desde o momento do golo da equipa de terras de Santa Mafalda até ao descanso, o Nacional procurou discutir o resultado, mas sem conseguir visar a baliza de Mantl.

No segundo tempo e com duas trocas, o Nacional voltou a entrar bem na partida, mas sem conseguir visar a baliza arouquense. A equipa de terras de Santa Mafalda respondia com transições, nas quais Cristo González assustou Lucas França por duas vezes. O Nacional voltou à carga e rondou várias vezes a área arouquense, que foi aliviando o esférico e procurando partir em transição. A quinze minutos do fim, após consagrar-se o regresso de Ivo Rodrigues ao emblema do vale de Arouca, Cristo, de livre, viu Lucas França negar-lhe o golo com a defesa da tarde. Desde essa tentativa até ao final do encontro, o Nacional procurou reverter a desvantagem: Garcia, aos 81, e Luís Esteves aos 85, atiraram bem perto da baliza de Mantl. Numa fase do encontro em que o Nacional não saía do meio campo arouquense, Marozau tentou a sorte desde longe e esteve bem perto da glória. O resultado é relativamente enganador, já que o Nacional dominou durante várias fases do jogo e apenas não conseguiu marcar, mesmo tendo produzido o suficiente (mais em qualidade que em quantidade) para obter um resultado diferente.

Com este triunfo, o FC Arouca sobe provisoriamente ao 11º lugar, somando três pontos importantes, antes da deslocação à casa do Rio Ave. Por sua vez, o Nacional continua com apenas um ponto, no 14º posto, e prepara-se para receber o Farense.

Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte,  6 na segunda.

Espetadores: 2081

Suplentes Arouca:

Valido (GR), Alex Pinto (DF), Busquets, Pablo, Pedro Santos (MD), Ivo Rodrigues, Puche, Marozau, Trezza (AT)

Ficaram de fora Kouassi, Lawal, Quaresma, Fontán, Galovic, Thiago, Pedro Moreira, Vitinho.

Suplentes Nacional:

R.Encarnação(GR), C.Gonçalvez, A.Freitas (DF), D.Penha, Baeza, A.Sousa(MD), Appiah, Issac, T.Reis (AT)

Substituições Arouca:

61 – Saiu Jason, entrou Trezza

71 – Saiu Sylla, entrou Ivo Rodrigues

79 – Saíram H.Araújo e D.Simão, entraram Marozau e P.Santos

Substituições Nacional:

Intervalo – Saíram B.Costa e R.Macedo, entraram Appiah e Baeza

56 – Saiu Butzke, entrou T.Reis

78 – Saiu Nigel Thomas, entrou Issac

87 – Saiu J.Gomes, entrou Penha

Arbitragem:

Gustavo Correia, I. Pereira, F.Silva e M.Torres. No VAR, Tiago Martins e H.Ribeiro

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Ivo Rodrigues (74) e Mantl (97). Cartão vermelho para Joel Pinho (93).

Disciplina Nacional:

Cartão amarelo a Garcia (22), Butzke (49), L.Esteves (73), T.Reis (76), Zé Vítor (93), Matheus (96)

Foto: FCArouca

Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também