AD foi o partido mais votado em Arouca nas Europeias

Decorreram no passado domingo dia 9, as Eleições Europeias, e em Arouca, a Aliança Democrática conquistou o pódio, seguida pelo partido Socialista e, em terceiro lugar, o Chega.

Aliança Democrática (PSD+CDS+PPM) obteve 45.35% dos votos dos arouquenses, o que equivale a 3839 votos, seguindo-se o Partido Socialista (PS) com 28.40%, (2404 votos), e, em terceiro lugar, com uma descida significativa relativamente às legislativas, o Chega com 7,25%, (614 votos).

Analisando os resultados a nível nacional, o vencedor foi o Partido Socialista com 1 266 819 votos o que equivale a 32,1%, seguiu-se a Aliança Democrática que obteve 1 228 309 votos, equivalente a 31,1%, e com uma grande discrepância, ficou em terceiro lugar o Chega com 9,8% dos votos, ou seja, 386 646 votos. Isto traduz-se na eleição de 8, 7 e 2 deputados, respetivamente. Conseguiram também mandatos a Iniciativa Liberal (2), o Bloco de Esquerda (1) e o CDU (1).

Nestas Eleições Europeias foi estreada uma inovação a nível do processo de voto que se traduziu na desmaterialização dos cadernos eleitorais, passando estes ao formato digital e tornando assim possível para os eleitores exercerem o voto em qualquer mesa de voto do país.

Fotos: Carlos Pinho

sobre o autor
Ana Margarida Alves
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também