Saúde na Comunidade “Dia Mundial da Asma”

Em 2024 o “Dia Mundial da Asma” será assinalado no dia 07 de Maio (comemorado anualmente na primeira terça-feira do mês) e o principal objetivo da sua celebração é melhorar a consciencialização para a doença e aumentar o conhecimento da população sobre a asma.

Sendo que em Arouca, o número de utentes inscritos nas Unidades de Saúde Familiar, com o diagnóstico de Asma, em dezembro de 2023 era de 987, a equipa da UCC Arouca escolheu abordar o tema na rúbrica “Saúde na Comunidade” como forma de despertar a população do concelho para o impacto que esta doença pode ter no dia-a-dia das pessoas que com ela convivem. Contando que o acréscimo de informação sobre as causas, sinais, sintomas e formas de tratamento contribuirá, certamente para a capacitação das pessoas, ajudará na redução das exacerbações e melhorará a qualidade de vida das mesmas.

A Asma é uma doença respiratória inflamatória crónica que provoca a contração dos músculos brônquicos (broncoconstrição) provocando um estreitamento dos brônquios e uma consequente limitação do fluxo de ar respirado (sendo, potencialmente, reversível). A sua causa não é completamente conhecida, mas sabe-se que na sua base estão mecanismos de hiperreatividade exagerada aquando da exposição a estímulos que, para uma pessoa saudável, são inofensivos.

Caracteriza-se por provocar isoladamente ou em conjunto, sintomas como tosse, falta de ar e opressão torácica e cansaço, aumento das secreções, ansiedade, angústia e sibilância (um ruído de assobio relativamente agudo produzido pelo movimento do ar em vias respiratórias de pequeno calibre estreitadas ou comprimidas).

*Artigo completo na nossa edição impressa já nas bancas;

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também