FC Arouca termina a época com derrota (1-3)

Período inicial da segunda parte e ausência de peças importantes ditou a reviravolta

O FC Arouca terminou a presente edição da Liga Portugal ao receber o Vitória de Guimarães. Os vitorianos venceram por 1-3 os arouquenses, alcançando o seu maior número de pontos de sempre. Já os Lobos de Arouca acabam a época numa reta menos boa, mas que em nada belisca a incrível saída do último lugar para o sétimo.

Como tem sido habitual nesta reta final, Daniel Sousa não pôde contar com Mujica, Arruabarrena e Sylla, opções que o técnico justificou como “decisões da direção”. Já os vitorianos, com treinador interino, fruto da saída repentina de Álvaro Pacheco, apresentaram-se com o onze habitual.

Apesar de terem sido os forasteiros os primeiros a rematar, a primeira parte ficou caracterizada pelo ascendente do FC Arouca, mesmo sem grandes oportunidades de perigo. As primeiras surgiram ao minuto 29. No mesmo lance, Cristo apareceu nas costas da defesa vimaranense e atirou para boa defesa de Varela. A bola ficou à mercê de Trezza que, em posição privilegiada, atirou alto e para fora. Ainda no mesmo minuto, Jason atirou com estrondo à barra, havendo ainda um desvio preponderante do guardião do Vitória SC. O FC Arouca acabaria por ir para o intervalo a vencer, graças a Cristo. À entrada para os últimos dez minutos do primeiro tempo, este foi rasteirado na área por Borevkovic e converteu com sucesso a grande penalidade.

O sentido do jogo acabaria por mudar drasticamente no período inicial do segundo tempo, onde os conquistadores marcaram os três tentos num espaço de 12 minutos que em muito abalaram o espírito dos arouquenses. Ao minuto 50, Nelson Oliveira apareceu solto de marcação na cara de Thiago e não vacilou, fazendo o 1-1. Depois de um corte de David Simão que esteve perto de dar em golo (a bola bateu em Jota e foi direitinha ao poste esquerdo), o mesmo Jota ludibriou o guarda-redes do FC Arouca. O avançado do Vitória SC apareceu junto ao segundo poste e atirou à baliza, com Thiago a contar com um cruzamento (daí estar ligeiramente adiantado), acabando mal batido. Por fim, coube a Manu Silva assinar o 1-3. Na sequência de um canto, Tiago Silva colocou a bola no primeiro poste, onde Nelson Oliveira subiu mais alto e tocou para o central. Este, solto de marcação, atirou cruzado para o fundo da baliza.

Assim, os Lobos de Arouca terminam a temporada em sétimo lugar, com 46 pontos. Por sua vez, o Vitória SC finaliza a época na quinta posição, local de Conference League, com 63 pontos.

Suplentes Arouca:

Valido (GR), Galovic, Milovanov (DF), Vitinho, Busquets, Moses (MD) Lawal, Puche, Marozau (AT)

Ficaram de fora Quaresma, P.Moreira (recuperação de lesão) Hamache (opção), Mujica (de saída), Montero (suspenso), Arruabarrena, Sylla (opção da direção)

Suplentes Vitória:

Charles (GR), Maga, A.Freitas, J.Fernandes, Baio (DF), Zé Carlos, G.Nogueira, (MD), Kaio, Lumungo, (AT)

Substituições Arouca:

53 – Sai Jason, entra Lawal

65 – Saem Trezza e Kouassi, entram Puche e Busquets

83 – Saem D.Simão e P.Santos, entram Moses e Vitinho

Substituições Vitória:

69 – Sai N.Oliveira, entra Kaio

78 – Sai T.Silva, entra Zé Carlos

85 – Saem B.Gaspar e André André, entram Maga e G.Nogueira

Arbitragem:

Bruno Pires Costa, Jorge.F, José.P e M.Cruz. No VAR, Manuel Mota e N.Eiras

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Kouassi (45+2), D.Simão (63) e Lawal (81)

Disciplina Vitória:

Cartão amarelo para Jota (33), T.Silva (45+2), André André (72), Bruno.V (82) e T.Ribeiro (92)

Conferência de imprensa:

Daniel Sousa (Arouca) – “Começámos a perder um bocado o controlo emocional no jogo, passa também por situações como a de hoje e a do Gil Vicente, ainda que o custo seja elevado: são pontos. Serve de aprendizagem para nós e para mim também, obviamente. Sylla e Nacho (Arruabarrena) estiveram de fora por decisão da direção”

Rui Cunha (V.Guimarães) – “Conseguimos dar a volta pelo querer, mas também por algumas correções que foram feitas.”

Foto: FC Arouca

Texto: Simão Duarte

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também